TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Relatório de Apresentação

Por:   •  5/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Transtorno do Espectro Autista TEA.

O presente relatório, almeja discorrer sobre a apresentação do seminário com o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA), ocorrido no dia 30/05, pela equipe 6, composta pelas discentes Greiciane Santos, Maria do Socorro de Oliveira, Maria Zilda Ribeiro, Rosilan Leocádio e Rosinete Vieira. O trabalho foi desenvolvido referente à disciplina de Educação Especial e Inclusiva,  ministrada pelo docente Washington Coelho.

A equipe iniciou-se a sua apresentação com uma imagem referente a representação sensorial de um autista, explicando que a sensibilidade sensorial é um dos sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e se trata de maior dificuldade em processar estímulos sensoriais, como cores, sons, texturas, luzes, cheiros etc. Nesse sentido o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Em seguida demonstrou-se ainda imagens referentes à simbologia e as cores que representam o autismo.

Explicaram sobre o DSM-5 que é uma cartilha técnica e conta com cinco capítulos, o material é voltado a profissionais da área da saúde e acadêmico, e reforçando sobre o atendimento educacional especializado para estudantes com o transtorno do espectro autista (TEA). Seguindo na apresentação a componente da equipe Rosilan Leocácio relatou sua experiência de vida com o seu filho autista, ressaltando os desafios e todo aprendizado diário perante ao convívio social com seu filho. Foi de suma importância a sua contribuição tanto no entendimento próprio para saber lidar com as especificidades que uma criança autista precisa, como ao entendimento para a turma referente a temática.

Além disso, relatou-se sobre uma pesquisa realizada pelo IBGE, onde estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil, reverberando essa informação pode-se entender sobre  o impacto que isso ocorre na educação pública, situação na qual a  inclusão de pessoas autistas ainda apresenta muitos desafios. Também expuseram os  três elementos da tipologias do autismo que se definem como: A da asa, A da organização mundial de saúde, A do DSM-V. Conjuntamente explicaram que o autismo pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros distúrbios que afetam o cérebro, como Síndrome de Down e epilepsia, o  Q.I. de crianças autista, em aproximadamente 60% dos casos, mostram resultados abaixo dos 50, 20% entre 50 e 70 e apenas 20% tem inteligência maior do que 70 pontos e formas mais graves podem apresentar comportamento destrutivo, auto-agressão e comportamento agressivo que podem ser muito resistente às mudanças.

Logo apresentou-se as características comuns em pessoas autistas que podem dificultar a socialização sobre os aspectos sociais e educacionais. Apontaram algumas citações de autores que reflete sobre o contexto educacional, principalmente em  crianças que necessitam de uma educação especial e inclusiva, como exemplo temos; Chiote (2013, p.21), aponta que incluir a criança com autismo vai além de colocá-la em uma escola regular, é preciso proporcionar a essa criança aprendizagens significativas, investindo em suas potencialidades, construindo assim, o sujeito como um ser que aprende, pensa, sente, e participa de um grupo social em sua singularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com