TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Por:   •  27/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

METODO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

O objetivo deste capítulo será para nos ajudar a descrever e pesquisar sobre a psicologia; a conceituar variável independente, dependente de seu controle; conseguir caracterizar cada método de pesquisa na psicologia como: experimentação, observação, teste, levantamento e estudo sobre o caso, incluindo as principais vantagens e limitações.

No capítulo anterior foi conceituado a psicologia como “a ciência do comportamento” aparentemente excluindo os processos internos como sentimentos, pensamentos e outros para se entender apenas o “comportamento”. A psicologia se interessa por todo tipo de comportamento, sendo assim estudados diretamente e outros de um modo indireto, tal como se manifesta através do comportamento observável.

Esse procedimento pode ser justificado pela necessidade de atender ao cientifico da objetividade, assim sendo, observado este comportamento por mais de uma pessoa. Existindo assim depoimentos questionáveis, pois existem pessoas que conseguem relatar seus acontecimentos internos e outras que acabam ocultando alguns dados e até mesmo não são capazes de relatar nada de si.

A psicologia sabendo desta dificuldades busca sempre meios de procedimentos objetivos na forma de coletar o máximo possível de dados, para que com isso venha poder ter conclusões validas sobre o comportamento de cada paciente, mesmo que nem sempre seja possível, tendo assim que combinar a descrição subjetiva das experiências com a observação.

       As pesquisas de psicologia segue uma linha de sequências e etapas, o investigador recolhe o “tema” do que está sendo investigado, depois delimita o que deseja investigar. O investigador está sempre interessado em algum tipo de comportamento seja ele o comportamento humano ou animal.

      O comportamento animal tem as condições variáveis ambientais sendo ela: luz, som, temperatura, presença de outras pessoas dentre outros.

      Já no comportamento humano se tem as condições variáveis na quais são: idade, sexo, inteligência, motivação, fadiga, experiências anteriores e etc. A tarefa do psicólogo é investigar e descobrir as condições responsáveis por cada comportamento, supondo que seja a causadora ou influenciadora do comportamento ele assim e chamado de “variáveis independente”.

      No estudo da psicologia o variável dependente é o estudo do comportamento e o independente é um variável do ambiente ou sujeito, existindo assim 5 métodos básicos para entender e descrever as combinações ou variações sobre o comportamento como já foi citado a cima.

     

      O objetivo da ciência é descobrir as condições, compreender as relações, causais envolvidas, apesar de existir outros métodos para investigação causal, o método experimental é o mais indicado.

      O método experimental busca se caracterizar pelo controle de variáveis sendo elas (independentes, dependentes e controle). A variável independente busca determinar o efeito de uma condição particular, a variável dependente busca um determinado evento e a variável controle trata-se de eliminar ou limitar os efeitos de outras condições relevantes.

      Sendo assim o método experimental é dentre eles o que mais oferece o mais alto grau de certeza na conclusão, dado á condições de controle.

     

      O método de observação pode ser dividido em dois tipos: observação naturalista e observação controlada. A observação naturalista deve se unicamente observar, sem interferir

No comportamento, o estudo desse comportamento portanto é um estudo natural, espontâneo ocorrendo na vida cotidiana.

    A observação naturalista é o método básico de praticamente todas as ciências e seus primeiros estágios de desenvolvimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com