TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ofício de Mestre

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  3.818 Palavras (16 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

Título: Ofício de Mestre imagens e autoimagens

Autor: Miguel G Arroyo

Local: Petrópolis                                        

Editora: Vozes

Ano: 2011

Sobre o autor

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) - Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo. (18/06/19)

Resenha

1-) Conversar sobre o ofício de mestre

        O autor inicia fazendo uma abordagem sobre memórias, que muitas coisas mudaram os penteados, uniformes etc. Porém a instituição escola, continua a ser do tempo de outrora. “Por que repetimos traços do mesmo ofício?” (p.19).

        O termo ofício remete a artífice, um fazer qualificado, profissional. Os ofícios referem a um coletivo de trabalhadores qualificados, que só sabem fazer, o que lhes pertence.

        Destaca a imagem do professor em greves, congressos e seminários, aflorando o espírito de ser professor. Muitas vezes o que resta é a ressaca da reinvindicação não atendidas e com relação aos congressos e seminários, as falas, anotações. O desejo torna-se autoimagem.

        Há constantes no fazer educativo que não foram superadas, mantidas pela moderna concepção de práticas educativas. A educação escolar tem ainda muito de artesanal.  Salienta a importância, a perícia dos mestres não são coisas do passado, descartável pela tecnologia.

        Educar é um diálogo de gerações, saberes aprendidos ao longo da nossa formação. O trabalho é a relação educativa entre alunos e professores, traz marcas de outrora, pois muitos setores apoiam tal prática, pois é vantajoso numa escola centralizada na racionalidade empresarial. Outro ponto relevante está relacionado com a mobilização e participação da família e da comunidade, associando ao currículo e saberes sociais, como a busca de seus direitos na sociedade.

        

É necessário SABER (fazer, planejar, intervenção, educar). A educação enquanto direito é uma empreitada que não é tarefa apenas dos educadores. Lembrando que o mesmo não é descartável. E que a escola não é terra de ninguém, facilmente invadida por aventureiros “amigos da escola”.

        O trabalho do professor passou a ser um cata-vento, que gira a mercê da última vontade política.

        É necessário dialogar, participar sobre o “ofício de mestre”.

2-) Um modo de ser

        Muitas vezes odiamos e amamos o profissional que há em nós mesmos, que carregamos diariamente, necessitamos nos libertar de tais conceitos. O tempo da escola invade todos os outros “tempos” que temos, precisamos separar esses tempos.

        Representamos um papel, uma imagem social que carrega traços marcantes, misturados a incômodos, que a profissão carrega. Podemos relacionar competência com reconhecimento, longe de ocorrer em nosso ofício que ocorre através de titulação e mérito.

        Somos professores e classificados por graus de qualificação, aparências, status educacional (alfabetizador, especialista, mestre, doutor...). A figura docente fica fechada a suas competências específicas, esperando seu status social se aproximar. O que de fato ocorreu foi o distanciamento.

        Magistério ficou condicionado ao termo vocação, difíceis de pagar do pensamento comum. A educação é um dever do Estado e um direito do cidadão, logo magistério é um compromisso, uma produção social com idas e vindas. Os próprios governantes colocam em seus discursos, a pouca importância do trabalho dos professores “para professor esse salário não está ruim”. Nossa imagem é de amor e ódio.

        Nosso ofício traz uma construção social, cultural e política. Necessitamos criar uma nova cultura, um novo perfil. Os encontros de professores têm temática definida: conteúdos, currículos, reorganização.

3-) Um Dever-Ser

        A sociedade cobra do magistério e valoriza a bondade, amabilidade, sendo a competência incorporada a segundo plano. O imaginário confirmou o ofício de mestre como éticos, morais, comportamento impecável. Onde se enquadra e eficiência e competência.

Podemos ser íntegros e competentes, mesmo diante dos crônicos problemas do fracasso escolar e das novas exigências, temos que assumir este compromisso, como um dever-ser.de cuidado e atenção

        A infância é um projeto de educação e deveres e valores de cuidado e atenção que se estende até o fim da Educação Básica. Logo ser educador e ser mestre do projeto arquitetado que não se esgota com o percurso escolar.

        É mais cômodo terceirizar o fracasso escolar. De qualquer maneira devemos desenvolver potencialidades, através

  • Textos sobre o desenvolvimento humano;
  • Leitura de práticas pedagógicas, vivência, textos literários (música, pintura, charge música…:
  • Formação diferente da tradicional, transmissão de conhecimento;
  • Pedagogia da escuta;
  • Aprender sempre
  • O ato educativo exige reflexão, leitura, teoria, método;
  • Refletir sobre o que é realmente necessário;
  • Constante aperfeiçoamento;
  • Muitas tentativas de desenvolver o cognitivo, aspectos afetivos, empatia;

Menciona o trabalho de Paulo Freire, sempre atento a desumanização, pois não estamos caminhando para o progresso (visão burguesa). Sem paixão, empatia e indignação não aprendemos a ser educadores numa sociedade desumanizada.

        A educação é um permanente dialogo sobre o que acontece, dentro e fora da escola, educar a sensibilidade. “O ofício de mestre, um dever incomodo”.

4.) A Humana Docência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com