TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CORPOREIDADE E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

PEDAGOGIA

REBECA DE OLIVEIRA RIBEIRO

O PAPEL DA CORPOREIDADE E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ceilândia

 2018

REBECA DE OLIVEIRA RIBEIRO

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Pesquisa em Ciências da educação como pré-requisito para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília.

Orientador (a): Profª Me. Tatyana Nunes Lemos

CEILÂNDIA

2018[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


1 TEMA

                O Papel da Corporeidade e Movimento na Educação Infantil

2 PROBLEMA

Será que o professor tem conhecimento do papel da corporeidade e movimento na educação infantil e se utiliza em seu ato educativo?

3 HIPÓTESE

Muitos educadores têm conhecimento do papel da corporeidade na Educação Infantil, porém, sabem ou colocam em prática suas necessidades, ajudando no desenvolvimento da criança. Na maioria das escolas existe uma norma que a sala tem que ser organizada, que os alunos devem estar sempre quietos, comportados em seus lugares e isso faz com que a corporeidade e o movimento não sejam utilizados, com isso priva se os alunos de desenvolverem.

Alguns educadores, sabendo da importância da corporeidade em sala de Educação Infantil, utilizam desse conhecimento para ajudar as crianças em seu desenvolvimento, porém não é uma técnica que se utiliza o tempo todo em sala de aula, pois os alunos devem ter um comportamento mais calmo, não podendo se movimentar o tempo todo em sala, sabendo disso, separam horários ou fragmenta momentos da aula para colocar em prática o uso desse conhecimento.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

  • Identificar como os professores utilizam o papel da corporeidade na educação infantil.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar corporeidade e movimento;
  • Indicar as contribuições da motricidade para a criança;
  • Apontar formas de uso, motricidade e expressão corporal nas práticas pedagógicas de Educação Infantil

5 JUSTIFICATIVA

Estudos mostram que na Educação Infantil, os conteúdos relacionados ao corpo e ao movimento estimulam a percepção e consciência corporal da criança, desenvolvem noções de espaço, a individualidade e coletividade do movimento, à socialização, a percepção do seu próprio ritmo com o próximo, a capacidade de pensar, de criar, de enfrentar situações e resolver problemas.

 A Educação Infantil é um lugar de descobertas onde as crianças terão contato com adultos, quer seja cultural, cotidianas e/ou, diversas. É um espaço de convivência social, sendo essa diversidade enriquecedora para a formação da criança. O professor da educação infantil é um dos principais elementos na mediação do processo de ensino/aprendizagem, ele procura favorecer as relações de troca e movimento, pois por meio desse movimento a criança demonstra sua expressão corporal, seus sentimentos, seu modo de pensar e também sua forma de aprender e agir.

A educação pelo movimento trata-se do desenvolvimento humano no que se refere corpo em movimento. Por meio da educação, pelo movimento é possível acompanhar as fases do desenvolvimento infantil, quando necessário, intervir direta ou indiretamente por meio de estímulos sensoriais e exercícios corporais com o objetivo de promover um melhor desempenho da criança. A educação pelo movimento respeita as potencialidades e as dificuldades de cada indivíduo e seu direito de ter um lugar na sociedade, assim a criança pode expressar tudo o que sabe ou aprendeu em seu desenvolvimento, favorecendo o seu comportamento social.

6 METODOLOGIA

Em relação ao tipo, a pesquisa será aplicada, quando esta refere-se ao método científico que envolve a sua explanação prática visando conhecer o elemento estudado para proceder com algo mais eficaz. Esse tipo de pesquisa é útil para encontrar soluções para problemas cotidianos, como por exemplo, investigar qual a abordagem de tratamento é mais eficaz para a redução da ansiedade, ou seja, problemáticas do mundo real.  

Schwarztman, (2002) afirma que a pesquisa enquanto atividade de excelência deve ser capaz de atingir consumidores e “compradores” públicos e privados e, para isso, precisa estar comprometida com a inovação e produção de conhecimento a partir do contexto de sua aplicação, de forma transdisciplinar, heterogênea e de diversidade organizacional, onde o pesquisador é responsável pelas implicações, as mais diversas possíveis, dos resultados de seu trabalho.

Quanto aos objetivos, será exploratória e descritiva. Segundo Gil (2007), a exploratória objetiva explicitar um problema, conhecê-lo, para que se possa construir hipóteses explicativas, envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que têm ou tiveram experiências práticas com o problema a ser pesquisado.

A descritiva consiste no relato “[...] das características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis. [...] uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados” (Gil, 1999, p.42).

“As pesquisas descritivas são, juntamente com as exploratórias, as que habitualmente realizam os pesquisadores sociais preocupados com atuação prática” (Gil, 1999, p.42).

Quanto ao objeto será uma pesquisa de campo e uma pesquisa bibliográfica. De acordo com Gil (2002, p. 44) “[...] a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

Gil (2002, p. 50-51) afirma que:

A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Esta vantagem se torna particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço. [...] uma contrapartida que pode comprometer em muito a qualidade da pesquisa. Muitas vezes as pesquisas secundárias apresentam dados coletados ou processados de forma equivocada. Assim, um trabalho fundamentado nessas fontes tenderá ou mesmo ampliar seus erros. [...] convém aos pesquisadores assegurarem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisar em profundidade cada informação para descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizar fontes diversas [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com