TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil E O Papel Do Educador

Trabalho Escolar: A Educação Infantil E O Papel Do Educador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é um marco muito importante na história da educação e na vida das crianças que nela se insere. Com essa conquista da educação, pode-se perceber o reconhecimento pela infância e sobre a importância dessa fase na vida do ser humano. Aos poucos a concepção de infância vem mudando e a criança deixa de ser vista como adulto em miniatura e passa a ter direito de ser livre e explorar o mundo que a cerca. A educação então tem papel indispensável nesse momento, pois, cuidará para o desenvolvimento integral da criança e de sua formação como cidadãos críticos capazes de discutirem sobre assuntos presentes na realidade onde vivem.

A EDUCAÇAO INFANTIL E O PAPEL DO EDUCADOR

Sabe-se que atualmente a concepção de ‘infância’ vem cada vez mais se destacando e obtendo reconhecimento, diferente de alguns tempos atrás, onde a criança era vista como’ adulto em miniatura’ e não tinha direito de viver sua fase de vida com plenitude e espontaneidade. Apesar de alguns ainda considerarem a criança como adulto em miniatura, essa realidade já esta sendo mudada, e o primeiro passo para essa mudança vem na educação.

Séculos atrás, como a infância era ignorada, também não havia preocupação com a educação infantil. Foi somente com os esforços de alguns intelectuais eu a criança começou a ser reconhecida como ser social que faz parte da família e da sociedade. As primeiras creches e instituições que surgiram tinham caráter assistencialista, mas com o tempo algumas passaram a olhar para a educação. Foi então que se percebeu a importância da educação na vida das crianças, principalmente com a Constituição Federal de 1988, onde crianças de 0 a 6 anos passam a ter direito a educação. Mas somente com a LDB de 1996 que a Educação Infantil consagra para o desenvolvimento global e integral da criança.

Como disse anteriormente, as primeiras instituições surgiram com o propósito de acolher, proteger, cuidar, não havia então uma preocupação focada na educação, mas na questão assistencial.

Aos poucos com a preocupação voltada então para a infância e o direito a uma educação, começa a surgir as duvidas e questionamentos sobre o ‘cuidar’ e o ‘educar’. Depois de muitos estudos e discussões acaba se percebendo que o cuidar e o educar são praticas indissociáveis, já que no ato de cuidar, como dar banho, alimentar, entre outros, a criança começa a aprender sobre cuidados, organização e higiene que precisam, e a partir daí inicia-se o desenvolvimento da personalidade, da autonomia e de sua socialização. Portanto, a hora do cuidar também é momento para educar, ensinar e aprender, perceber as individualidades de cada criança para suprir suas necessidades e assim contribuir para o desenvolvimento integral da criança.

Para que o trabalho do educador infantil possa ocorrer da melhor maneira possível, é necessário planejar. Organizar, construir propostas de aula, de atividades pedagógicas, a fim de manter um trabalho de qualidade, focado no bom desenvolvimento de seus educandos. No planejar é indispensável refletir sobre suas práticas pedagógicas, da individualidade de cada criança, de sua realidade, da dificuldade de cada uma delas. É preciso pensar no resultado de suas práticas educativas e como isso afetará o desenvolvimento das crianças. O planejar então, é muito mais que preencher formulários, pois o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação- reflexão –ação (pra que planejar, o que planejar, como planejar) de perceber o que pode ou não dar certo e assim estando sujeito a um processo avaliativo permanente. A avaliação também é um meio importante para poder descobrir se o que esta sendo trabalhado contribui ou não na aprendizagem do aluno. Através da avaliação que é no caso em observação e registro, o professor irá acompanhar o desenvolvimento da criança, de sua formação, descobrir as dificuldades de cada um e colaborar para um melhor meio de estimular a aprendizagem. É preciso pensar a avaliação como processo contínuo e dinâmico que permita acompanhar, estimular e ajudar a criança, para que ela seja bem- sucedida em suas atividades e no processo de seu desenvolvimento.

A Educação Infantil exige do educador uma organização de métodos para sua pratica pedagógica. Os métodos tem como objetivo estimular o processo de desenvolvimento –aprendizagem do aluno, portanto tem grande peso nas processo pedagógico. Cabe ao professor organizar os métodos com criatividade, dedicação, que desperte o interesse e prenda a atenção das crianças. Organizar espaços educativos como por exemplo o cantinho da leitura, onde possa despertar o interesse pela linguagem escrita e a imaginação, o cantinho da dança, onde a criança desenvolva suas habilidades motoras, afinando-se com os movimentos e socializando-se com os outros colegas, etc. A construção de um ambiente alfabetizador é de extrema importância, pois visa o desenvolver tanto no âmbito do conhecimento, das habilidades intelectuais, como na afetividade e psicomotricidade, na perspectiva total do ser.

A roda de conversa é uma atividade muito presente na rotina da Educação Infantil. Essa atividade tem grande significado na educação, consiste na expressão por meio da linguagem oral, dos sentimentos, idéias, junto aos outros colegas e com o professor. Através dessa atividade a criança constrói vários vínculos, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com