TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AÇÃO PARADA PEDAGÓGICA

Por:   •  18/9/2020  •  Resenha  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Municipal Maria Josefina de Almeida Carvalho AZTECA[pic 1]

Rua Henfil Henrique de Souza Filho, 73 Jardim Taima

CEP 06823-460  fone 4782-4999

Embu das Artes

1º PARADA PEDAGÓGICA E. M. AZTECA 2020

Tema: “A Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” (Paulo Freire)

18/03/2020 (Manhã)

                                                        19/03/2020 (Tarde)

 

JUSTIFICATIVA:

        Procuramos desenvolver uma ação de estudo de caso onde o professor poderá conhecer os estudantes com deficiência, a sua particularidade, o seu dia a dia e o quadro clínico, a fim de aprimorar o conhecimento das atividades voltadas às habilidades/competências no desenvolvimento e cada estudante. A contribuição de uma revisão histórica da trajetória dos deficientes na sociedade brasileira, da formação dos professores que mediará à aprendizagem desses estudantes nesta Unidade Escolar. Embora a grande luta dos movimentos sociais na busca de uma educação de qualidade e acessível a todos que formam a sociedade e as suas conquistas, ainda existe um grande percurso para ser trilhado em relação às políticas de inclusão. Os professores ainda se sentem inseguros quanto ao trabalho com essa modalidade de educação, em alguns momentos, desafiados a pesquisarem sobre as deficiências, e aos cuidados que devem ter pela delicadeza da complexidade de cada estudante. Mesmo com a lei de acessibilidade ainda é difícil perceber na sociedade a inclusão como uma prática comum a todos os cidadãos. Já há um crescimento, mas ainda é muito paulatino, porém ainda há muito que se desenvolver na prática das políticas de inclusão, por isso a necessidade de mais estudos sobre a educação especial, a fim de proporcionar, cada vez mais, melhores condições de vida a todas as pessoas, sem exceção.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar aos nossos docentes momentos de estudo de casos; Permitir ao educador conhecer as deficiências especificas de cada estudante, bem como o relato da Professora da SAED e dos professores especialistas (Espanhol-Arte-Educação Física) com relação as necessidades de atividades onde os mesmos consigam obter  avanços ao desenvolver a coordenação motora, o movimento corporal, a concentração  a oralidade, a autonomia e a socialização

  • Propiciar aos docentes, momentos de reflexão e conhecimento de algumas deficiências;

            É na convivência que os estudantes percebem que todos somos iguais. Nóvoa (1995, p. 19)                    declara que “apesar de todas as fragilidades e ambiguidades, é inegável que as histórias de vida têm dado origem a práticas e reflexões extremamente estimulantes, fertilizadas pelo cruzamento de várias disciplinas e pelo recurso a uma grande variedade de enquadramentos conceptuais e metodológicos”.

  • Enfatizar a importância do aprimoramento e no processo estudo de caso;

           Segundo Bertaux (2005), o estudo a partir dos relatos de vida – conceito que o autor utiliza para se referir à história de vida - consiste em tomar os relatos da vivência de cada educador de forma bem extensa, buscando descobrir o máximo que puder de todos os aspectos do sujeito do relato exposto, seja no aspecto social, familiar. “Quando isso acontecer, o estudo de caso pode ser mais direcionado, centrada em aspecto digno de um estudo em profundidade”. (p. 20) Nessa perspectiva, segundo Bertaux (2005, p. 21) o relato de vida pode constituir num instrumento precioso de aquisição de conhecimentos práticos, a partir da história e do estudo de caso individual é possível caracterizar a prática social dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (540.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com