TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRODUTO VIRTUAL

Por:   •  23/6/2021  •  Artigo  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Edivane Fagundes de Moura :Sandra de Fatima Machado Pereira

CURSO :Metodologias de Ensino :Estagio curricular obrigatório 1 Educação Infantil :Turma (3030PED/FLC3933PED)

TUTOR EXTERNO: Emilin Thais Pereira Barros

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: Metodologias de Ensino :Alimentação saudável

CIDADE:Sete lagoas

ANO/SEMESTRE:2021/01


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Metodologias de ensino

Programa de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino /Aprendizagem         

Projeto de Extensão: Desenvolver hábitos alimentares saudáveis

Produto Virtual: Trilha pedagógica ou vídeo aula ou E-book, pesquisa no google.             

Tema: Alimentação saudável

Na abordagem deste projeto procuro ter como área contração a Metodologias de Ensino, sendo que por tema de estudo abordado alimentação na educação infantil. Tendo como foco principal a promoção e incentivo a alimentação saudável na educação infantil nesse tempo de pandemia. O presente trabalho tem como objetivo geral, promover e consumo de alimentos saudades por meio de práticas lúdicas e educativas na educação infantil.                                                              

1.2 OBJETIVOS

  • Incentivar hábitos alimentares saudáveis
  • Ampliar o conhecimento de novos alimentos
  • Proporcionar a experiências de novos sabores
  • Valorizar os alimentos, ampliando seu valor nutritivo nas refeições

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Elaboramos esse projeto pensando nas crianças e nas famílias. O projeto tem como objetivo mostrar que alimentação saudável deve fazer parte cotidiano de toda família. Desde da pandemia foi fundamento buscar novos hábitos alimentares em casa para alimentação de saúde e do bem –estar das famílias. Com as crianças não foi diferente, com mais tempo em casa, mais exposição as telas e menos movimento, até a alimentação precisou ser repensada.

A educação e escola e família andam jeitos, para o crescimento, qualidade de vida de criança e a forma qualidade de vida de criança e a forma como ele aprende são especiais e significativos para seus desenvolvimentos físico, emocional, cognitivo e cultural.

A primeira etapa da educação básica, onde a criança inicia os primeiros passos de socialização, demonstração de afeto e amor. Nesse período de pandemia onde as crianças estão mais em casa é muito importante que os pais orientem as crianças sobre o vinculo da criança com a creche.

A alimentação em grupo, principalmente nas creches, favorece a modificação de hábitos alimentares, por facilitar aceitação de novos alimentos sendo importante a implantação de programas de educação nutricional nestas instituições para promover uma melhora a qualidade da alimentação infantil (Valle e Euclides, 2007, p 15).

Estudos afirmam que os hábitos alimentares formados, principalmente nos primeiros anos de vida da criança irão repercutir diariamente na saúde na fase adulta, sinalizando a importância da alimentação infantil e da promoção das ações de intervenção que auxiliam a adoção de hábitos saudáveis ( BRASIL, 2011, ROSSI, MOREIRA E RAUEN, 2008; RAMOS E STEIM, 2000)

Através da alimentação, o ser o humano busca satisfazer suas necessidades biológicas, cognitivas, bem como seus psicológicos e culturais (Jomori, Proença e Calvo, 2008)

A alimentação saudável desempenha um papel vital no funcionamento cognitivo, fisiológico, social e cultural, entende-se que a melhor alimentação é a mais variada possível. Deferente tipos de alimentação garantem que todas as necessidades nutricionais sejam adquiridas influenciando na inteligência e aprendizagem do indivíduo durante a vida escolar, como no futuro.

Segundo Freitas (2002, p 15)“a alimentação influencia em nossa disposição, em nosso estado emocional e ate nossa inteligência. Neste sentido, uma alimentação que atende todas as necessidades nutricionais possibilita o desenvolvimento da aprendizagem do raciocínio e da concentração”.

Considerando esses aspectos é bastante relevante a aquisição de hábitos alimentares saldáveis desde a primeira infância, assim, tanto a família quanto a escola exercem um papel fundamental na formação de tais hábitos.

Por isso, para Vigostswy, (200.1p.322) “a criança adquiri certos hábitos e habilidades numa área especifica antes de aprender aplica-los de modo consciente.”

Diante disso, Vigostswy defende que a criança é capaz de aprender hábitos e atividades e apropriarem destes. Assim sendo, a participação dos pais é de grande relevância para o desenvolvimento de uma alimentação saldável.

“Os pais têm grande responsabilidades na alimentação das crianças, cabe a eles levarem as crianças a preferiralimentos saldáveis indispensáveis ao desenvolvimento, tarefas não são feitas com palavras, sobre tudo com exemplo, a criança deve compreender que comer bem não significa comer muito, nem comer apenas coisa gostosas, mais alimentar-se adequadamente de forma equilibrada.”

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1

METODOLOGIA.

A escola onde foi escolhida o projeto e Instituto Educacional Sementes do saber, com esse tempo de pandemia a aula está sendo feita online. Fizemos um desenvolvimento de uma alimentação saudável durante o decorrer do currículo, incluso na Educação infantil. Neste sentido o desenvolvimento, tem como intenção, executar ações práticas e lúdicas direcionadas a alimentação saudável. Para promoção da saúde em crianças e seus familiares nesse tempo de pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (138.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com