TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – Ensino Fundamental

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.319 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

1. TEMA:

A alfabetização através de elementos folclóricos.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA:

Despertar nas crianças o interesse pela cultura folclórica brasileira, apresentando-lhes o mundo encantado, de personagens folclóricos e seres imaginários, instigando a imaginação das crianças através da leitura de lendas, ditados populares, adivinhas, entre outros, utilizando a leitura e a escrita como elemento fundamental.

Contudo, o objetivo da escola de ensino fundamental em anos iniciais é trabalhar o folclore para que seja implantado nas crianças a história e crença de seu povo, para que elas consigam identificar de uma forma mais fácil e descomplicada a linguagem e escrita de seu grupo social, como também a cultura da comunidade onde habita.

Desta forma, é necessário saber aproveitar e instigar a curiosidade genuína das crianças, apropriando-as dos mais variados temas, do atraente mundo do folclore brasileiro.

3. JUSTIFICATIVA:

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver habilidades utilizando a cultura popular do país, o folclore brasileiro, que tem uma cultura riquíssima, e apresenta inúmeros elementos que devem ser trabalhados com as crianças, principalmente nas fases iniciais, como o ensino fundamental, a fim de apresentar-lhes conhecimentos histórico-cultural, além de aprender a ler e escrever utilizando o lúdico a favor da alfabetização.

4. EMBASAMENTO TEÓRICO:

O folclore é comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto, a palavra folclore, tem origem do inglês, escrita inicialmente como folklore, da junção de duas palavras folk e lore que simultaneamente significam povo e saber, segundo o criador dessa palavra William John Thom, essa nova palavra teria o significado de saber tradicional do povo. O folclore é a junção de tradições, lendas, histórias regadas de magia e seres imaginários, as tradições são marcadas por muitas comemorações, popularmente conhecidas. No Brasil, tradicionalmente durante o mês de agosto, os professores das escolas infantis e séries iniciais do ensino fundamental, desenvolvem atividades comemorativas para salientar e tornar viva na memória e na vida das crianças o que o folclore representa para o povo brasileiro.

Segundo FRADE (1997) citado por DELBEM, D. C. (2007) em 22 de agosto de 1846 cria-se a palavra FOLK-LORE, “saber tradicional do povo”, através das pesquisas do arqueólogo inglês William John Thoms. Por meio da coletânea de contos, lendas, provérbios, adivinhas, mitos, adágios, canções, narrativas, e dizeres populares, transmitidos oralmente, organizada por Thoms, mostrava-se seu interesse nas chamadas “Antiguidades Populares”.

Considerando o ambiente escolar, é comum propor estratégias para o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, pois ela é essencial para os próximos conhecimentos que as crianças irão adquirir durante sua vida escolar e acadêmica. A alfabetização é uma etapa essencial nos anos iniciais do ensino fundamental, e quando unida ao letramento tem total eficácia no ensino aprendizagem, contribuindo para que as crianças desenvolvam de uma forma mais objetiva a leitura e a escrita. Tendo em vista que, a variedade de gêneros textuais apresentados as crianças, tem por objetivo dinamizar o processo de aprendizagem, proporcionando um maior aproveitamento durante as aulas, aguçando o interesse pelo conteúdo em questão apresentados a elas, a cultura folclórica brasileira.

De acordo com Goulart (2002, p. 52) citado por Almeida. V. Fulaneti (2014), podemos entender tal relevância no sentido da participação crítica nas práticas sociais que envolvem a escrita, mas também no sentido de considerar o diálogo entre os conhecimentos da vida cotidiana, constitutivos de nossa identidade cultural primeira, com os conhecimentos de formas mais elaboradas de explicar aspectos da realidade.

Uma das estratégias comumente usadas, para ajudar as crianças a criarem hábito e interesse pela leitura diária e aprimorar a escrita, é a arte de contar histórias, além da leitura, pois ela faz com que as crianças sintam a necessidade de se aprofundar cada vez mais no mundo da imaginação.

Segundo Bremman (2005) Citado por Souza (2013) ler e contar histórias é instigar os ouvidos e o cérebro a pensar, portanto é essencial criar atividades como fonte de algo prazeroso estimulada tanto pela família como na escola.

Além disso, devemos salientar a importância da leitura para o desenvolvimento e o domínio da linguagem, tanto oral quanto escrita. Quando a criança lê, seu vocabulário é altamente enriquecido, pois uma criança que lê, se torna um adulto pensante. As histórias e lendas propostas pelo folclore brasileiro, ajudam as crianças a ter maior interesse em aprender a ler e escrever, pois quando o tema é desenvolvido de maneira adequada para a idade, torna-se prazeroso e instigante. Pode ser dado como exemplo as lendas contadas pelos pais, avós e até mesmo tios, que geralmente são sobre situações vividas e que cada adulto conta sua versão. Podemos também citar os trava-línguas, que as crianças se divertem reproduzindo, numa vasta tentativa de acertar, e mesmo não conseguindo logo de primeira, não desistem até que a pronúncia saia correta. Esses exemplos citados, são apenas alguns, dos mais diversificados temas que são passíveis de serem aproveitados para o auxílio da alfabetização, quando mencionamos o folclore brasileiro.

De acordo com Silva (1992, p. 45), Citado por Souza (2013) a leitura tem três objetivos principais: “compreender a mensagem, compreender-se na mensagem e compreender-se pela mensagem”.

Assim sendo, podemos concluir que é de fundamental importância a incentivar as crianças desde cedo, através de um processo lúdico, a criar interesse pela leitura e escrita, para facilitar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além da criatividade, o folclore brasileiro é essencial para esse período, pois une a criatividade e o lúdico, e torna-se um facilitador de aprendizagem, nas fases iniciais do ensino fundamental.

5. PÚBLICO ALVO:

O projeto será desenvolvido para crianças de 6 a 7 anos (segunda infância).

6. OBJETIVO GERAL:

A alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental vai além de ensinar a ler e escrever, mas ensinar as crianças a usarem esse processo na vida cotidiana. O objetivo é proporcionar propostas lúdicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com