TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré- Projeto de T.C.C Ensino Fundamental de Nove Anos

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

         

 

Pré- Projeto de T.C.C

Ensino Fundamental de Nove Anos

[pic 3]

Ribeirão das Neves – Minas Gerais

09/11/2009

Pré- Projeto T.C.C

Ensino Fundamental de Nove Anos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedogogia.

Orientador: Sandra dos Reis Rapazzo.

Ribeirão das Neves – Minas Gerais

2009

1. Introdução:

        A partir de 2010, toda escola de ensino fundamental no território brasileiro deverá ter seu ensino fundamental composto por nove anos e não mais oito séries, adentrando agora nesta modalidade educativa com seis anos, e não mais com sete ou cinco anos.

        Uma recente alteração no ensino fundamental vem trazendo certo debate, e merece nossa atenção: a aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, que muda a duração do ensino fundamental. Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série ( agora chamado de primeiro ano) com seis, e não com sete anos ( como é no sistema atual). Outra lei,11.114, de 2005, que alterou a LDB ( lei Nº 9.394, 96) , já aceitava a matricula de alunos com seis anos de idade no ensinoi fundamental.

         O importante de se discultir e refletir sobre esse assunto são se essas mudanças irão melhorar o ensino nas escolas e irão preparar o aluno, ou se essas novas mudanças apenas servirão para se trocar o nome sdo ultimo estágio do ensino infantil pelo de primeira série do ensino fundamental.

        Por outro lado, a decisão permite ( forçosamente ) que alunos que não teriam acesso á pré- escola, alunos mais caente, possam ter um ensino um pouco melhor. Mas é claro que, como a media vem sem demais ajustes no ensino fundamental, ela sozinha, não consegue diminuir de forma concreta o abismo entre a qualidade dos ensinos públicos e privado.

2-

        

Pesquisa:

Qual a vantagem de se passar o ensino de oito anos para fundamental de nove anos?

Descrição do objeto:

Pesquisa de campo com os profissionais da área.

Ojetivos:

Mostrar os pontos positivos e negativos de se ter crianças que antes entravam com sete anos na escola e hoje entra com seis.

Justificativa:

 Esse tema e atual, e muitos profissionais e pais julgam como ruim sem conhecer a proposta do ensino fundamental de nove anos.

Metodologia:

Uma pesquisa bibliográfica acrescida de uma pesquisa de campo para analisar o objeto de estudo na realidade.

Procedimentos:

O local da realização da pesquisa é a escola de ensino fundamental de nove anos.

Instrumento:

Livros, pesquisa na internet, entrevista ou questionário para saber na prática o assunto tratado.

Revisão Bibliografica:

Ensino Fundamental de nove anos.

        Ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quartoze anos. A obrigatoriedade da mátricula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responséveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolaspúblicas; da sociedade, por fazer valer a própria abrigatoriedade. Regulamentado por meio da lei de Diretizes e Bases da Educação, em 1996, sua origem remonta ao Ensino de primeiro Grau, que promoveu a fusão dos antigos cursos primário( com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário.

         A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de lei Nº 3.675/04, passando a abranger a classe de alfabetização ( fase anteriorà 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos ) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório( a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior 11.114/05 ainda deu prazo até 2010 para Estado e Municípios se adaptarem.

Passando agora a ser dessa maneira:

*C.A ( classe de alfabetização)= 1º ano

*1ª série = 2º ano

*2ª série = 3º ano

*3ª série = 4º ano

*4ª série = 5º ano

* 5ª série = 6º ano

*6ª série = 7º ano

*7ª série = 8º ano

*8ª série = 9º ano

1-1 Organização:

        O ensino fundamental possui uma organização convencional que acaba caracterizando-o em dois ciclos.O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos ( chamado anos iniciais do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente.  O segundo ciclo corresponde aos anos finais, no quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas. Essa forma de organização do ensino fundamental remota à antiga divisão do ensino primário em relação ao primeiro ciclo do ensino secundário ( ginasial).

         Nos primeiros anos, as crianças e adolescente são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, famíliar e social.

         Nos anos finais, os adolescentes aprofunda os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio.

        A ampliação do ensino fundamental para nove anos vem sendo discutida pela secretaria de educação básica( SEB/MEC) com os sistemas de ensino. Prevista na lei Nº 9.394/96, a lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB), e em uma das metas do ensino fundamental no Plano Nacional de Educação ( PNE), esta ampliando objetiva que todas as crianças de seis anos sem distinção de classe, sejam matriculadas na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com