TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper Método Tradicional

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 12

MÉTODO TRADICIONAL

Janete Alves

Joelita Maciel

Luane das Virgens

Sônia Regina Pereira dos Reis

Tutora: Karla Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi

Licenciatura Em Pedagogia (Ped.1422) - Seminário Interdisciplinar V

23/09/2017

RESUMO

Esse trabalho pretende ampliar o conhecimento e a discussão sobre o Método Tradicional. Tendo como propósito contribuir para a relevância do assunto abordado. O Método tradicional iniciou-se no século XIX, passou com grande força para o século XX e ainda preservam raízes dele pelo século XXI. Reconhecido como tendência liberal, este chegou como pioneiro e sem muitas transformações, ele fora sempre muito ríspido, pois faltaram modificações enérgicas, já que este foi substituído pelo paradigma seguinte tempos mais tarde. O Método Tradicional deixou muitas marcas em função de ser o primeiro a ser aplicado, contudo sua queda era questão de tempo já que não fora analisado com o contexto psicológico, visto que esta ciência surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características desse método porque ele fora implantado e de certa maneira foi muito efetivo no seu ideal. É conhecido por não propiciar uma maior interação entre o educador e o aluno, por isso ele é tão censurado pois não consente que o aluno busque um maior entendimento dos assuntos, já que ele é tratado passivamente como simples ouvinte, que precisa apenas memorizar o conteúdo. As aulas são expositivas, muita teoria e exercícios sistematizados para memorizar. Nesse método, há muita repetição para que haja a memorização completa do aprendizado. Para que todos possam entender melhor sobre o assunto, tratamos de forma bastante objetiva demonstrando sua importância na educação. Para tal pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas, que são baseadas no estudo e pesquisa em livros, dados digitais e artigos.

Palavras Chave: Educação. Ensino. Memorizar. Método Tradicional.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre O Método Tradicional descrevendo as suas características no âmbito educacional. Tendo como objetivo principal entender esse método tão criticado. É o método onde o educador é considerado o responsável por ensinar e transferi o conteúdo aos alunos, estes são avaliados por meio de provas e trabalhos e o uso da cartilha é continuo um método "tradicional" já arcaico e ultrapassado. Antigamente os alunos frequentavam um ambiente completo de regras e proibições, onde o respeito ao educador era prioridade em todos os sentidos.

De acordo com as palavras de Gonsalves (2009, p.23) “(...) educar é prática, é ação, é ser criativo. Não se educa ‘teoricamente’. O processo educativo se realiza quando existe uma materialização, isto é, uma mudança interior que se traduz no comportamento das pessoas. ” Portanto, muitas metodologias de ensino estão centradas em um Método Tradicional.

Essa linha de ensino espalhou-se no século XVIII, a partir do Iluminismo, e tinha por objetivo generalizar a aproximação do indivíduo ao conhecimento. Seus defensores destacam que não há como preparar um aluno crítico e questionador sem um sólido alicerce de informação. Escolas que seguem esse modelo tendem a ser rígidas em relação à disciplina. Os teóricos e obras datadas do período de longa duração da Pedagogia Tradicional, até o momento evidenciam-se os seguintes teóricos: Platão, Kant, Herbart e Durkheim.

A punição na escola tradicional era algo presente em todos os momentos, isso fazia com que os alunos sentissem medo de cometer algo de errado. A sociedade, dia após dia, vem sofrendo intensas e marcantes transformações, principalmente provenientes do enorme desenvolvimento tecnológico. Esse desenvolvimento tecnológico reduz espaço, reduz tempo e faz com que essa mesma sociedade crie novas formas de raciocinar, até mesmo no ambiente escolar, tanto se referindo a alunos quanto a educadores.

Dessa forma, faz-se necessário as pessoas responsáveis pelo processo de educação busquem novas ideias para que o processo ensino-aprendizagem possa desenvolver juntamente com a evolução tecnológica e com isso, que a criação e utilização de novos métodos de ensino sejam uma prática constante.

Contudo, nem sempre essa preocupação com o desenvolvimento do ensino tem ocorrido. Muito pelo contrário, até hoje, há vestígios do método tradicional ou da pedagogia tradicional, que foi a prática pedagógica dominante até o final do século XIX, nos ambientes escolares. Muitas vezes nem mesmo os educadores compreendem que estão colaborando com esse fato.

1.1 O QUE É A ESCOLA TRADICIONAL

O vocábulo “Escola Tradicional” foi empregado para intitular as idéias pedagógicas que antecederam o Movimento Renovador, traz em seu ventre uma representação da Pedagogia Tradicional apelidada pela crítica como forma de comprovar a necessidade da renovação e marcar a sua contraposição.

Escolas que seguem o Método Tradicional tendem a ser rígidas em relação à disciplina. A punição na escola tradicional era algo presente em todos os momentos, isso fazia com que os alunos sentissem medo de cometer algo de errado. A escola tradicional é uma verdadeira escola de antigamente com educação rígida bem conceituada, onde o respeito pelo professor e a grande quantidade de horas-aula e ensino de qualidade são destaque.

As escolas tradicionais adotam um modelo pedagógico mais consolidado e, muitas vezes, trabalham com educadores mais experientes. Entretanto, podem levar mais tempo para introduzir inovações nos métodos educacionais. Antigamente, a escola tradicional possuía muitas sedes espalhadas pelo mundo, com um sistema rígido de ensino. São famosas por seu grande tradicionalismo e austeridade. Em épocas passadas, onde o ensino era muito rígido e os alunos estudavam seriamente em salas de aula que eram separadas por gênero (masculino e feminino).

1.1.1 CARATERISTICAS DA ESCOLA TRADICIONAL

A escola tradicional distingue-se pela grande determinação de ensino. Os internatos são grandes exemplos de escola tradicional no Brasil e no mundo. Suas características principais são: respeito, rigidez e disciplina. Na escola tradicional, a relação de educador e aluno é focada na transmissão de conhecimento, que é de prioridade plena do educador. Autoridade e respeito são transmitidos pelos educadores tradicionalistas, que visam o maior aprendizado dos alunos através de aulas rigorosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com