TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paulo Freire x Educação

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

                                      Paulo Freire  X  Educação

Paulo Freire lutou a vida toda por uma educação libertadora e democrática que partisse das vivências dos educandos, ele foi um dos percursores da educação e queria o fim da educação que favorecia somente a elite. Por conta disso Paulo Freire se tornou uma ameaça, e o Mobral voltou e teve seu fim em 1985 surgindo então a Fundação Educar que apoiou tecnicamente e financeiramentea alfabetização já existente, e em 1988 com a Constituição foi ampliado a Educação de Jovens e Adultos.

Freire pensava em uma concepção que mantivesse o conteúdo sociocultural e que  buscasse a interação do homem com o mundo. Ficou conhecido pela Pedagogia dos oprimidos porque via a educação dos jovens e adultos com discriminação, para ele os adultos eram esquecidos e excluídos pelo sistema de ensino. Partindo dessa preocupação Paulo Freire criou o método de Educação de Jovens e Adultos(EJA), método que se preocupava com os analfabetos.  

No método de Freire o que deve ser considerado são as culturas locais, as condições reais e a vontade de querer saber ler e a escrever dando a esperança de uma realidade transformada. Em sua prática os indivíduos fazem uma construção significativa de valores tendo de volta o amor, o dialógo, a responsabilidade, o afeto aliando a sua alfabetização.

Em seu método de alfabetização pela leitura fez com que homens acreditassem na transformação e se conscientizassem que podiam assumir uma posição através da leitura da palavra. Freire atuou no campo da educação popular na alfabetização e conscientização de jovens e adultos. Seu método para educação teve significado cultural com direitos e deveres universais. Freire acreditava que o homem deveria ter uma educação consciente onde pudesse aprender e a escolher ter decisões próprias, mudando sua realidade e encarando uma transformação na medida ao que ele integra ao seu contexto histórico.

                                Plano de aula Método Paulo Freire

Área de conhecimento : Português e matemática

Tema : Construção agenda telefônica

Tempo de duração: 4 aulas

Público alvo: Educação Jovens e adultos anos iniciais

Justificativa: Fazer com que o aluno reconheça o nome de seus amigos de sala, que entrem em contato com números, valorizando os conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula.

Objetivos: Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

                   Refletir sobre a ordem alfabética

Habilidades e competências: Ler, compreender, debater, discutir, produzir, trabalhar em grupo, desenvoltura no ato de ler e escrever.

Conteúdos: Etapa 1:

Comece com uma conversa perguntando o que os alunos fazem quando precisam ligar para alguém? Quem consegue fazer isso sozinho? Quem precisa de ajuda? O que é mais dificil:encontrar o nome da pessoa ou entender e discar corretamente o número do telefone? Quem da turma possui agenda? Explique que é importante manter registrado o número de contato dos colegas de turma e também do educador, caso precisem avisar sobre alguma eventual ausência ou outro assunto. Para isso, apreente a proposta de fazer uma agenda telefônica da da turma.

Etapa 2:

Peça que escrevam o nome de cada aluno da turma nas tarjetas, revezando a vez de quem escreve. Se a turma for grande, faça duas levas, solicitando, por exemplo, que escrevam, primeiramente, o nome de todas as mulheres e depois dos homens.

Etapa 3:

Depois que os grupos terminarem de escrever todos os nomes, solicite que confiram com o “dono “ do nome se a escrita está correta e que façam alterações que forem necessárias.  Em seguida, mostre uma agenda telefônica para eles e mostre como as informações estão organizadas. Mostre as letras expostas nas laterais da agenda e pergunte se eles sabem o que isso  significa. Assim que as relacionarem com a ordem alfabética, indique aos estudantes que consultem o alfabeto da classe, que deve estar bem visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com