TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Pedagógico do Terceiro Mundo

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  3.008 Visualizações

Página 1 de 6

História da Educação

Nome:

Letícia Rodrigues

O Pensamento Pedagógico do Terceiro Mundo

Ficha 1

Capítulo 14

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.

Pág. 207-208- A Escola Capitalista contribui para reproduzi-la e aprofundar essa politização das qualificações, de fato a Escola alimenta os dois polos do Mercado de Trabalho através dos fluxos bem distintos, em uma extremidade ela forma um pequeno número de quadros intelectuais nas melhores Escolas Secundárias. Na outra ponta a Escola orienta a formação de massa trabalhadora mais ou menos qualificada e condenada a vender-se por um salário irrisório aos donos das grandes corporações indústrias.

Pág. 216-217- O conceito de Alfabetização ja não pode ser considerado como o simples processo de aprendizagem da leitura e da escrita de uma língua determinada, sem dúvidas seus limites ampliaram pelas exigências Históricas. As Metodologias em uso nas Escolas tiveram até o presente, um enfoque eminentemente verbaliza. Pode-se dizer que no Período 1930-1960, predominou na América Latina a teoria de Memorização Desenvolvimentista.

Pág. 219-220- A Educação deverá promover antes de mais nada o desenvolvimento de aptidões para assumir responsabilidades tantos individuais quanto sociais frente à um mundo imprevisível e cada dia menos codificado. Desta forma a Pedagogia leva ao prazer novo e motivador da sua aprendizagem.

Pág. 221-222- A Alfabetização enquanto instrumento posto a serviço da construção de um Projeto Popular Hegemônico deve construir-se num processo aglutinador fundamentado mais amplo, unitária e Democrática.

Pág. 223-224- Uma concepção de Sociedade e das relações Humanas que se faz notar por uma ação ou por omissão explícita às ideias de que qualquer maneira dará o colorido à nossa ação, é um ato de clareza e de criação de um ambiente que torne possível à Pluralidade.

Pág. 225-226- Para formar o senso de justiça no que se refere ao Cotidiano, temos que começar por adquirir amplamente à crítica ao nosso trabalho por parte dos alunos amplificar o Senso Crítico deles.

História da Educação

Perspectivas Atuais

Ficha 2

Capitulo 16

Filme: O SORISSO DE MONA LISA

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.

Pág. 270-271 - A educação tradicional teve seu declínio no movimento renascentista, embora exista até hoje. Rousseau contribuiu com uma obra que trazia a educação nova, que trousse uma grande contribuição nas ciências da educação e nas metodologias de ensino,

A um traço em comum entre estes dois grandes movimentos que são os de conceber a educação como um processo de desenvolvimento pessoal.

Pág. 272-273 – O autor nos coloca pontos que Palácio a ponta como sintomas da disfuncionalidade da escola tradicional como, o atraso da escola, o autoritarismo e outros aspectos.

A resposta dada pela escola nova renova principalmente os métodos pedagógicos.

No inicio da segunda metade do século se imaginou uma educação internacionalizada confiada a UNESCO, os países altamente desenvolvidos já aviam universalizado o ensino fundamental e eliminado e eliminado o analfabetismo.

Em 1917 foi criada uma nova disciplina chamada pedagogia comparada consequências destas formais internacionais de pais, professores e pesquisadores educacionais e concentrada na teoria de uma escola única e universal

Pág. 274-275 – O autor nos fala que em 1968 o ano em que os estudantes se rebelarão propondo a “imagem do poder” e é proibido proibir. A UNESCO vendo a situação de crise da educação propõe uma nova orientação chamada educação permanente onde o principio era que o homem se educa a vida inteira.

Em 1969 previu se que a evolução das tecnologias modernas traria varia consequências para a educação como, por exemplo, a operação da linguagem do radio e da televisão.

Pág. 276-277 - Segundo o professor Fritjof Campra da universidade da Califórnia que o autor do livro sita, ele nos diz que a visão do mundo e o sistemas de valores que estão na base de nossa cultura tiveram diferentes concepções ao longo da nossa evolução histórica.

A evolução de uma sociedade esta ligada com as mudanças nos sistemas de valores que serve de base a todas as suas manifestações. A ascensão do capitalismo foi uma das mudanças de valores mais importante do final da Idade Media.

O crescimento econômico e tecnológico é considerado essencial por todos os economistas e políticos.

Pág. 279-280 - No século XX podemos afirmar os países socialistas atingiram um alto grau de desenvolvimento da educacional e os países capitalistas estão em crise na educação.

As alternativas educacionais populares serão o resultado de uma luta pela organização do poder popular.

A informatização da educação, a educação a distancia, o desenvolvimento dos meios de comunicação, a ampliação dos meios formas e não convencionais parecem despertar enorme esperança no desenvolvimento na educação dos países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com