TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula Educação Infantil 1º Ano

Por:   •  20/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Elidiane da Silva Gonçalves
RGM: 32180012

PLANO DE AULA

I. Tema: Letras e ordem alfabética, associando as palavras.

II. Dados de identificação:

Série: 1º ano do ensino fundamental

Duração: 1 hora

III. Objetivos: Conhecer o alfabeto; Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação); através da música “O ABC para crianças de Cleo e Cuquin em português”;

Dominar as relações entre grafemas e fonemas associando as letras do painel do alfabeto as letras iniciais dos desenhos apresentadas no painel das figuras no quadro.

IV. Conteúdos: Análise linguística e semiótica.

V. Habilidade(s) da BNCC: (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos;

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala;

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras;

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas):

  • Forme um círculo com as crianças e apresente o tema da aula, a sala será preparada antes com a televisão e o som para tocar a música “O ABC para crianças de Cleo e Cuquin em português”; todos juntos cantando, dançando e brincando, para interagir e se divertir nessa primeira etapa. Algumas crianças já devem conhecer essa música.
  • Na sequência, apresentar duas caixas para a turma, explicar que uma tem as letras do alfabeto e a outra as palavras associadas as letras iniciais do alfabeto, cada criança numa ordem deverá pegar uma letra do alfabeto e de acordo com a música que ouviram irão associar a palavra a sua letra inicial, na caixa tem palavras referentes as letras inicias do alfabeto. Por exemplo (A de avião, B de bicicleta ...).
  • Ao retirar a letra da caixa a criança vai falar e caso ela não saiba as outras crianças podem ajudar, cola a letra no quadro com a ajuda da professora com fita dupla face, o próximo aluno a participar vai encontrar a palavra que começa com a letra que foi retirada da caixa pelo estudante anterior, quando achar a palavra, todos podem ler juntos, as palavras tem imagens ao lado que podem facilitar na leitura da linguagem verbal e não verbal juntas.
  • Finalizar quando completar todo o alfabeto e as crianças associarem todas as palavras a suas letras iniciais, participação de toda a turma, no final colocar a música novamente e a professora fazer a leitura e entonação da música com os alunos, apontando para o painel formado no quadro pela turminha.

VII. Recursos didáticos: Televisão, caixa de som, papel sulfite com impressão do alfabeto e das palavras, duas caixas, fita dupla face.

VIII. Avaliação: Participação ativa, desenvolvimento das habilidades propostas.

IX. Bibliografia:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC > Acesso em 11 de Mar. 2023.

Disponível em: (65) O ABC para crianças e mais música infantil de Cleo e Cuquin em português - YouTube> Acesso em 11 de Mar. 2023.

X. Anexos (se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com