TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula Educação Infantil

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA I

IDENTIFICAÇÃO

Disciplina

Educação infantil

Série

AG III

Turma

C

Período

Manhã

CONTEÚDO

  • Meio ambiente e o auto-cuidado;
  • perceber o corpo como uma ferramenta de comunicação;
  • respeitar os limites do espaço, do amigo, e suas limitações;

OBJETIVOS

Objetivo geral

Ofertar um momento reflexivo e de percepção para a criança em detrimento a como  ela se relaciona com o outro e com meio em que vive.

Objetivos específicos

  • Estimular o desenvolvimento da criança  em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
  • Experimentar e desenvolver a criatividade,  trabalho em equipe, a convivência, a coordenação motora, postura, ritmo, atenção, concentração e desinibição;
  • Trabalhar a relação e os limites com o próprio corpo, com o outro, com o grupo, com os objetos e com o espaço.

METODOLOGIA

O docente deve preparar o espaço capaz de estimular o criar, vivenciar, explorar, sentir e fantasiar. Através da disposição dos brinquedos e do espaço. Garantindo um espaço que interage, integra e socializa o grupo, viabilizando um acompanhamento do desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor, cuja vivencia proporciona o fortalecimento de vínculos e a apropriação da agência e repertório da criança.

Para tanto, utilizamos das seguintes critérios e combinados: dividir os brinquedos respeitando o coletivo e brincar junto, respeitar o espaço da brincadeira com o outro, se responsabilizar pelo brinquedo que está utilizando, respeitar os limites do espaço, como por exemplo não correr.

Garantir que as brincadeiras sejam pautadas através dos combinados da unidade escolar, bem como o respeito com o amigo e com a oportunidade de todos em desfrutar do brinquedo-brincadeira. Responsabilizá-los pela organização dos brinquedos ao final da atividade, como um ato de perceber a importância da colaboração de todos no grupo e seu reflexo no espaço em que ocupamos e sobre os brinquedos que utilizamos.

Os brinquedos são disponibilizados ao alcance das mãos das crianças, possibilitando que a criança tenha autonomia de escolher o brinquedo desejado, da mesma forma, a organização perpassa pela ação da criança em promover o cuidado e a responsabilidade com o brinquedo.

A disposição dos brinquedos e a variedade, permite explorar a criatividade da criança e estimula a criança a criar de forma livre, e, por conseguinte, expressar seu sentimento através da brincadeira.

A proposta de socialização discorre neste momento em organizá-los de forma que o espaço garanta a divisão dos objetos, e para além, estimula as crianças a se organizarem, a fim de brincar em conjunto e não mais de forma individual, embora a vontade de todos sejam garantidas, na busca por um momento lúdico e tranquilo para todos.

Ao corpo docente compete, mediar a relações de conflito, estimular a socialização, brincar junto, assumir o papel de facilitador em alguns jogos e momentos, propor brincadeiras que estimule o psicomotor da criança, e observar seu comportamento relacional, tanto com as outras crianças, quanto como as brincadeiras são conduzidas.

1 - Neste momento iniciamos a roda com uma marcha divertida, que garante diversão, organização, expressão e respeito pelo outro. Orientada por um dos educadores, ela acontece a partir do momento em que o educando adentra a sala, ao som de uma melodia infantil, organizamos uma grande roda.

2 - Marcada por brincadeiras de expressões do grupo a chamada acontece a fim de garantir expressão e voz, a partir de um comida gostosa.

3 -  Percussão corporal: A percussão corporal acontece em seguida que a roda já está organizada. Conduzida por um dos educadores, o objetivo é explorar o corpo através da potencialidade musical que o mesmo carrega, além de estimular a percepção auditiva elaborando um ritmo ao diferenciar partes do corpo que possuem, ao serem percutidos, um som grave (peito) de um som agudo (palmas), favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação, memória, concentração, atenção, coordenação motora, além de possibilitar a experiência de perceber o outro como um elemento importante no desempenho em grupo, contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Encerra o terceiro momento com um minuto de silencio, que tem por objetivo silenciar o corpo para se perceber, estimular a concentração e a reflexão sobre seus sentimentos e sentidos.

4) É o momento de organizar a turma para brincadeiras livres, com brinquedos, de forma coletiva, e atentos com o espaço do outro, respeitando as diferenças, os desejos, e a possibilidade de compartilhar a brincadeira com o colega.

RECURSOS

  • Espaço amplo e fechado;
  • Som; música: https://www.youtube.com/watch?v=qGsx2oESr9g – A história do Bom Barão, Chico Buarque;
  • TV / video / internet; https://www.youtube.com/watch?v=rcBvsH7jqnc – Yapô, Palavra Cantada;

AVALIAÇÃO

  • Integração com os colegas;
  • participação na atividade;
  • desenvolvimento e interação;

REFERÊNCIAS

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais. MEC. 2019. Disponivel em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf

PASQUALINE, Juliane. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin . 1. ed. São Paulo: Cultura Academica, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com