TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula Educação Infantil

Por:   •  16/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário UNIVEL

Av. Tito Muffato, 2317 – Bairro Santa Cruz

CEP: 858806-080 – Cascavel – PR

Fone: (45) 3036-3636 - Fax: (45) 3036-3638

http://www.univel.br

PLANO DE AULA

Data: 04/12/2020

Professor: Viviane Silva Santos Sousa

Ano/turma: 2° ano

Duração: 4 horas/aula.

Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática.

Conteúdos: (EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

(EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Objetivos: Explorar a oralidade por meio de dramatização;

Reconhecer as medidas de capacidade bem como sua utilidade;

Interpretar símbolos na história enigmática.

Metodologia: No primeiro momento a professora entregará aos alunos uma atividade impressa na qual terão que interpretar os símbolos contidos da história, substituir e depois reescrevê-la.

[pic 2]

Em seguida a docente irá ler o conto Chapeuzinho Vermelho do livro “A cozinha encantada dos contos de Fada” de Kátia Canton, a professora fara um breve diálogo sobre a história com os alunos, questionando-os sobre o que entenderam da história ouvida.

Logo após, a professora irá convidar os alunos para fazer a receita dos Pãezinhos de Queijo de Minuto, que de acordo com a história que a “mamãe da chapeuzinho” fez para ela levar para a vovó.

A docente ira propor aos alunos fazer cartazes com o passo a passo da receita utilizando as imagens que serão coladas para designar os recipientes e a escrita, disponibilizadas para os alunos no momento da criação dos cartazes.

Avaliação: Para finalizar a docente a docente passará como tarefa de casa para os alunos fazerem uma carta enigmática, explorando a sua imaginação sobre os produtos que tinham na sexta da Chapeuzinho Vermelho.

Recursos: Atividade impressa, cartolina, cola, tesoura, figuras, fita crepe, liquidificador xícara, colher, ovos, polvilho azedo, óleo de milho, azeite de oliva, leite, manteiga, queijo, forminhas, forno, lápis, caderno dos alunos, cesta, capa vermelha, máscara de lobo, óculos, livro.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional

Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 01. dez. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com