TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AÇÃO

A. TEMA

Evasão escolar

B. JUSTIFICATIVA

Combater a evasão escolar é uma meta a ser alcançada pelos gestores da educação dentro de uma instituição escolar, desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo a esses gestores otimizarem a eficiência do ensino dentro da instituição através de atividades diárias que proporcionem um maior estimulo ao aprendizado.

 

C. OBJETIVOS

Estimular a participação dos estudantes através de atividades extraclasse;

Proporcionar aos alunos um melhor nível de aprendizagem; e

Despertar a pro atividade.

D. SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo)

Possibilitando a interação entre diferentes tipos de aluno tem a escola uma função importante na sociedade, por meio das atividades motivadoras extraclasse que buscam tornar esse momento agradável e estimulante aos alunos, essas propostas, que ocorrem fora do ambiente da sala de aula, englobando diversas temáticas auxiliaram na socialização da turma entre si e com os outros estudantes da escola, e também contribuiram para que pudessemos planejar as propostas de ensino com aquilo que eles gostaram nas atividades extraclasse. Garantir a aprendizagem é função de toda escola. Aprendizagem “é um processo de assimilação de conteúdos escolares por meio da atividade própria dos alunos” (Libâneo, 1992, p.104), que devem ser os sujeitos do processo de aprendizagem, respondendo por suas obrigações para com a escola.

A ligação entre as atividades extraclasse e o que elas proporcionam na vivência dos alunos na escola, possui fundamentação Freiriana no que diz respeito a leitura do mundo e o quanto ela está conectada ao processo da leitura da palavra (FREIRE, 1981), Ou seja, um projeto pedagógico que os alunos tenham a oportunidade, enquanto cidadãos de direito, de vivenciar de diferentes maneiras a leitura do mundo, e é um princípio que essas maneiras dialoguem com os direitos a cidade, ao lazer e a cultura. Isto está muito presente no dia-a-dia escolar e durante a prática pedagógica com a turma, a percepção é que isso auxilia nos processos de alfabetização e na socialização dos alunos, por poderem participar desses momentos de aprendizagem juntos durante as atividades extraclasse, eles convivem através de uma outra esfera pois, não apresenta a “pressão” do espaço da sala de aula, notória a influência durante os processos educativos.

Vigotsky (1988) ao considerar a aprendizagem como profundamente social, afirma que quando os pais ajudam e orientam a criança desde o início de sua vida, dão a ela uma atenção social mediada, e assim desenvolvem um tipo de atenção voluntária e mais independente, que ela utilizará na classificação e organização de seu ambiente. Diz ainda que “O adulto é considerado como um mediador no processo de desenvolvimento da criança e oferece instrumentos para a apropriação do conhecimento. Porém, a internalização dos recursos disponíveis no ambiente ocorre de forma individual, variando de uma criança para outra. Ao entrar para a escola, o aluno traz em sua bagagem estes conhecimentos que devem ser levados em conta pelo professor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com