TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação e Integração

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AÇÃO

Educação Integral

Mural Social da Inclusão  

Professor (a) orientador(a):

RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO

Nome: Maria Cleidilene dos Reis Tiem

Login: 180131867 (login da FAEL)

LOCAL

Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça

______________________________________________________________

DATA DE EXECUÇÃO

O Plano de ação será executado na quadra de esporte, da Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, no período matutino de maio a novembro de 2020, na última quinta-feira do mês, no horário das 09h40min ás 10h 50min.

______________________________________________________________

TEMPO PREVISTO

(1h:00 e 10min)

______________________________________________________________

PÚBLICO

 

A partir das observações realizadas no Estágio Supervisionado I notamos que apesar de existir um amplo debate sobre a inclusão, ainda existe muitos casos de discriminação, da parte dos alunos em relação, ao que é “diferente”, talvez por falta de informação mais detalhada sobre o tema, por isso verificamos a necessidade de realizar o “Mural Social da Inclusão”, tanto para a comunidade escolar (alunos, corpo docente, gestores etc), como para os pais e responsáveis enfim toda a comunidade.

______________________________________________________________

TEMA

Mural Social da Inclusão irá contribuir para a socialização dos direitos de cada pessoa, independente do quanto “diferente” seja, com o slogan ser diferente é normal, assim possibilitar que pessoas (com deficiência, autistas, homossexuais, negras, indígenas, obesas [...]), possam realmente se ver como parte da comunidade em que vivem. Partindo desse pressuposto o Mural Social da Inclusão será parte de uma ação socioeducativa que promoverá a reflexão e a consciência crítica sobre os temas direitos, respeito, aceitação e inclusão.

JUSTIFICATIVA

         Segundo Philippe Perrenoud (2001) a escola ainda tem dificuldade, de tratar o aluno sob a perspectiva de sua heterogeneidade por existir ainda que disfarçadamente a “indiferença pelas diferenças ". Ele afirma que as diferenças devem ser levadas em conta. 

De acordo com Weffort, Andrade (2019), a proposta da Educação Integral é a formação de sujeitos críticos, autônomos capazes de tomar decisões, responsáveis consigo mesmos, com a comunidade e com mundo em que está inserido, permitindo o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo.

Partindo dessa premissa o Mural Social da Inclusão tem como objetivo desenvolver e fomentar ações socioeducativas que levem os alunos, conhecerem os direitos e deveres, de toda pessoa de modo que construam uma nova cultura, a partir de uma consciência mais crítica, porém mais inclusiva. Neste sentido, o Plano de Ação se justifica pela necessidade de ampliar conhecimentos a todo público escolar e comunidade, bem como possibilitará o exercício da prática profissional no período do estágio. E quanto à instituição de ensino estará reforçando a promoção da inclusão e autonomia de seus alunos, além de estimular a educação integral de seus corpo docente, gestores e alunos.

______________________________________________________________

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Elaborar o Mural Social sobre os direitos das pessoas com deficiência, autistas, homossexuais, negras, indígenas, obesas, quilombolas, [...], bem como desenvolver ações socioeducativas que promova a reflexão e a consciência crítica sobre inclusão e o acesso a direitos defendidos na Constituição Federal.

Objetivos Específicos:

  • Organizar o mural social da Inclusão na quadra de esportes do colégio Historiador Rubens de Mendonça para socializar ao público escolar os direitos ao respeito, aceitação e inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas particularidades.

  • Realizar ações socioeducativas juntamente com o corpo docente, que contribua para o exercício da cidadania, pensamento crítico, respeito, aceitação e autonomia do aluno.  

PROCEDIMENTOS 

  • Organização do local;
  • Mobilização dos Funcionários Profissionais e Gerências
  • Dinâmica de grupo, palestras, cartazes informativos, mensagens, bem como outros que se fizerem necessários
  • Apresentação da equipe;
  • Aplicação de dinâmica;
  • Estratégias a serem desenvolvidas;
  • Seguimento da atividade;
  • Considerações finais sobre a atividade.

______________________________________________________________

AVALIAÇÃO

Serão realizadas continuamente reuniões de planejamento com objetivo de fazer estudos e levantamentos de informações pertinentes ao tema.

O acompanhamento, a avaliação e a revisão do Plano de Ação será feito através de relatórios parciais que serão elaborados no decorrer do desenvolvimento do mesmo.

______________________________________________________________

REFERÊNCIAS

Hans Benno Asseburg e Luiz Inácio Gaiger.A economia solidária diante das desigualdades disponível em: https://www.researchgate.net/publication/250027285_A_economia_solidaria_diante_das_desigualdades. Acessado em 04/05/2020 as 21:22

  BARTALOTTI, Celina Camargo. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade?. São Paulo: Paulus, 2006.

     

   Diniz, Debora: O que é deficiência (Coleção Primeiros Passos)

      Editora Brasiliense. São Paulo, 2007, 324.

Philippe, Perrenoud.  A Pedagogia na Escola das Diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso.  Porto Alegre (Brasil), Artmed Editora, 2001

WEFFORT, H. F.; ANDRADE, J. P.; COSTA, N. G. Currículo e educação     integral na prática: uma referência para estados e municípios. 1. ed. São Paulo: Associação Cidade Escola Aprendiz, 2019.

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

O Plano de Ação será executado na quadra de esporte do colégio Historiador Rubens de Mendonça, no período matutino, de maio a novembro de 2020, na última quinta-feira de cada mês, no horário das 9h50min a 10h50min. A previsão de início é para 28 de maio de 2020 e término previsto para 26 de novembro de 2020.  

Serão realizadas continuamente reuniões de planejamento com objetivo de fazer estudos e levantamentos de informações pertinentes ao tema dos direitos dos deficientes, normatizações, procedimentos, visando sempre que o público escolar tenha um pensamento mais crítico sobre seus direitos.

O projeto será apresentado às supervisoras de campo e acadêmica, bem como à direção da instituição de ensino, para socialização e sugestões ao Plano de Ação e Inclusão.

As ações serão desenvolvidas com apoio da equipe gestora e demais profissionais da instituição de ensino. Serão utilizados diversos recursos como: dinâmica de grupo, palestras, cartazes informativos, mensagens, bem como outros que se fizerem necessários.

As atividades serão planejadas e executadas pela estagiária de Pedagogia, a mesma será fotografada e sistematizada em relatórios parciais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com