TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto E Prática De Ação Pedagógica- Ensino Fundamental

Por:   •  21/2/2024  •  Projeto de pesquisa  •  6.101 Palavras (25 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA- ENSINO FUNDAMENTAL

Gildene Araújo Pereira                                UP22123898  

Laiza Mayane de Souza Mouta Farias        UP22128484

Maria Valdenia de Melo Ferreira                 UP22127372

Karolline Cristino da Silva                            UP22125106  

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fortaleza-CE

2023

SUMÁRIO

  1. TEMA        3
  2. SITUAÇAO PROBLEMA        4
  3. JUSTIFICATIVA        5
  4. EMBASAMENTO TEORÍCO        6
  5. PÚBLICO ALVO        13
  6. OBJETIVOS        14
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos
  1. PERCURSO METODOLÓGICO        15
  2. RECURSOS        17
  3. CRONOGRAMA        18
  4. AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL        19
  5. REFERÊNCIAS        20

  1. TEMA

O tema que é abordado e desenvolvido neste projeto de ação e prática pedagógica é “A importância da música na aprendizagem na educação infantil”.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Como a música na educação infantil pode contribuir para o aprendizado do aluno?

  1. JUSTIFICATIVA

A música é fundamental para o desenvolvimento racional e emocional do ser humano, principalmente para a criança que passa pela fase de formação mental e psicológica. Este fenômeno reflete em nossas vidas de maneira harmoniosa, proporcionando um bem estar inigualável, através do qual os sons emitidos por instrumentos e ferramentas especializadas traduz toda a evolução de nosso conhecimento e interesse a respeito de novos assuntos como, por exemplo, novas culturas, histórias etc., sem contar com o aumento do intelecto e da aproximação com um mundo melhor. A criança necessita de uma introdução que a leve conhecer novas culturas e novas oportunidades que prezem por um mundo melhor, sem que a tire totalmente da realidade, mas que a desenvolva de maneira saudável. A nossa infância é uma base forte para nos introduzir a novas experiências e a reagi-las de maneira certa, sendo a música uma forma de linguagem melódica e harmônica o que podemos fornecer com novas experiências através de diversas composições (diversas maneiras melódicas de comunicação). A música trouxe e sempre contribuiu como uma bagagem cultural e forte de conhecimento acerca do nosso mundo, e a criança precisa de algo que a leve a começar a vida com uma boa base mental e emocional. Importante ainda, a iniciação musical infantil de bebês e crianças. A música pode ser introduzida na educação das crianças em idades pré-escolares, devido à importância que representa no seu desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor. A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo. Na etapa de alfabetização a criança é mais estimulada com a música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim se alfabetizará de uma forma mais rápida.

A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares de Educação Infantil na cidade de Fortaleza, onde realizamos observações em uma turma do berçário e infantil IV com crianças entre 0 e 4 anos de idade.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

A música chega à contemporaneidade como algo essencial para a aprendizagem, contribuindo assim para o desenvolvimento humano. De uma forma mais artística e lúdica, a música contribui para que os fatores como a timidez, dicção, linguagem, corporeidade e motricidade sejam desenvolvidos e melhor explorados espontaneamente, através de adaptações musicais em situações de aprendizagem que estejam relacionados ao cotidiano educacional da criança. Com base nesse pressuposto, aqui se buscou pesquisar sobre O trabalho com a música na educação infantil, partindo-se de dois grandes motivos. O primeiro está relacionado à minha formação acadêmica, através do componente curricular Linguagem Artística I e II; e do Estágio Supervisionado, que despertaram meu interesse sobre este tema. O segundo refere-se à lei nº 11.769, declamando que ―a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular‖ (LDB, 1996, p27). Diante deste decreto surgiu o interesse acadêmico e pessoal de observar como a música está sendo inserida nas salas de aulas da educação infantil e como seus respectivos professores estão trabalhando em sala de aula. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar que concepções os docentes possuem sobre o papel da música na educação infantil. A fim de alcançarmos este objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: 1. Analisar as contribuições que a musicalidade traz para aprendizagem; 2. Destacar o papel da música dentro do desenvolvimento educacional; 3. Identificar o entendimento dos professores sobre o papel da música na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com