TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Meio Ambiente

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1]

 

 

CURSO DE PEDAGOGIA 

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – 

EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

 POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA 

 

 

COLHEITAS E VIVÊNCIAS: O QUE HÁ DE BONITO NO MUNDO! 

 

 

 

DENISE R. C. DE AZEVEDO CONY      RA: 2071161 

MÁRCIA DA ROSA KRUSCINSKI          RA: 2070785 

 

 

 

UNIP – CANOAS 

2021 

 

  

Sumário

1. TEMA        3

2. SITUÇÃO-PROBLEMA        3

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO        3

4. PÚBLICO ALVO        4

5. OBJETIVO GERAL        4

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

7. PERSURSO METODOLÓGICO        5

8. RECURSOS        8

9. CRONOGRAMA        8

10. AVALIAÇÃO        10

11. PRODUTO FINAL        10

12. REFERÊNCIAS        10

1. TEMA: 

Meio Ambiente 

2. SITUÇÃO-PROBLEMA: 

Em momentos de brincadeiras no pátio da escola percebemos que algumas crianças não tinham cuidado com o jardim da escola e outras colocavam lixo pelo chão e em qualquer lugar. Observando estas situações, vimos a necessidade de trabalhar alguns cuidados com o meio ambiente, pois entendemos que quanto mais cedo forem inseridos estes ensinamentos com base em suas vivências, maiores são as chances de despertar consciência pela preservação, sendo ela parte integrante deste processo. 

O projeto tem como objetivo estimular, desenvolver e despertar na criança o cuidado com meio ambiente, suas práticas e ações através da reciclagem, utilizando-se da linguagem escolar para a conscientização entre família e comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e os cuidados com nossa natureza.   

Então acreditamos que a partir da educação infantil, se aplicada e reforçada essa ideia de cuidado e olhar diferenciado com o meio ambiente, podemos ao longo de outros anos na escola formar cidadãos conscientes e informados sobre a conservação ambiental e sua importância para nossa vida.   

 

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO: 

Todos fazemos parte do meio ambiente e por isso temos responsabilidade com ele, sendo assim, este projeto irá contemplar questões relacionadas ao meio que a criança está inserida de forma participativa, sendo capaz de fazer relações, interagir e transformar o meio em que vive. A educação ambiental é um processo longo e contínuo onde devemos mudar nossos hábitos e atitudes e esta mudança deve ser espontânea para que ela possa ocorrer. Por isso a importância de pequenos atos na nossa casa e na escola. 

Nós como educadores somos articuladores do ensino e aprendizagem, com projetos e atividades que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento e a prática desse processo, utilizando propostas, ideias e práticas pedagógicas, mostrando a criança como pode ser divertido e prazeroso aprender brincando, utilizando materiais e recursos variados da própria natureza. 

A educação infantil é responsável pela promoção do desenvolvimento da criança como um todo e o ensino nesta fase da vida escolar podem contribuir para mudanças significativas das presentes e futuras gerações. Então acreditando que na educação infantil o trabalho junto às crianças sobre preservação do meio ambiente, pode sim ajudar na mudança de atitudes e hábitos em relação ao cuidado e respeito do mundo em que vivemos.  Então desenvolver a educação enfatizando o meio ambiente como fundamental para a vida, a criança aprenderá que é necessário ter atitudes e comportamento que garantam uma boa relação entre vida e ambiente.

Segundo Maria Isabel, pesquisadora do programa Criança e Natureza:

¨Acreditamos que as crianças têm o direito de experimentar, aprender, brincar, explorar, se esconder e se encantar com a natureza, e que os esforços para que isso de fato aconteça devem ser de responsabilidade dos diferentes setores da nossa sociedade, incluindo as escolas.”  

(Maria Isabel Amando de Barros, 2018, p.35)  

 

4. PÚBLICO ALVO: 

Educação Infantil, crianças de 4 e 5 anos de idade. 

 

5. OBJETIVO GERAL: 

Apresentar a natureza mostrando as suas belezas, curiosidades e fragilidades, identificando os pontos positivos e negativos da ação do homem investindo na conscientização e aquisição de novos hábitos e atitudes de conservação do meio ambiente. 

 

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

- Trabalhar o respeito para com a natureza e consigo mesmo. 

- Despertar a importância do cuidado e preservação do meio ambiente e reciclagem para a natureza. 

- Perceber os cuidados necessários para a preservação da vida e do meio ambiente. 

- Desenvolver a coordenação motora e a expressão oral e corporal. 

- Adotar novos hábitos, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas e responsáveis ambientalmente saudáveis. 

- Trabalhar e harmonizar o projeto através de práticas variadas, desenvolvendo na criança a curiosidade, imaginação e criatividade.  

- Envolver as crianças com atividades ao ar livre, mexer na terra, cuidados com plantas e árvores, plantio de sementes e conservação do ambiente escolar.  

- Valorizar o convívio pacífico e criativo de diferentes componentes da diversidade cultural, através da música, histórias, vídeos sobre o meio ambiente e sua preservação.  

- Incentivar a criatividade e imaginação, criando brinquedos com materiais recicláveis. 

 

7. PERSURSO METODOLÓGICO: 

Primeiro Dia: Apresentação do vídeo infantil.

1º Momento:

- De forma lúdica a professora falará com as crianças sobre o tema meio ambiente, então fará um passeio pelo pátio da escola, dialogando com as crianças e estimulando a observarem a natureza ao redor. Depois explanar o assunto e pedir para as crianças citarem os elementos da natureza que conseguiram identificar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com