TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagogico

Projeto de pesquisa: O Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O projeto político pedagógico tem sido o guia de estudos de professores, gestores e pedagogos e de toda a instituição educacional, sempre em busca da melhoria do ensino. A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base nos alunos. Com foco nesse objetivo, e fundamental que a escola assuma suas responsabilidades, sem esperar que administrações escolares superiores tomem essa iniciativa, mas que disponibilizem as condições necessárias para levá-las adiante.

Faz-se necessário que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino, por isso quando construirmos o projeto político pedagógico de nossa escola é importante que planejemos as nossas intensões de fazer, realizar e de nos lancemos adiante com base no que temos, buscando o possível e tentando visualizar um futuro mais promissor e diferente do presente. O projeto político pedagógico e mais do que um agrupamento de planos de ensino e de diversas atividades. O projeto não é construído apenas para ficar arquivado em seguida e muito menos prestar conta juntamente com as autoridades educacionais como prova do cumprimento burocrático, ele deve ser construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola, pois a LDB de lei 9.394/96 no artigo 15 inciso 1 concede a escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e financeira.

O PPP da um rumo, uma direção, é uma ação intencional com sentido explicito, é um compromisso coletivo, por isso todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político porque está intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais da sociedade na formação do cidadão que se quer formar para uma determinada sociedade. A dimensão pedagógica dá a possibilidade da efetivação da internacionalidade da escola de formar um cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.

Desenvolvimento

O PPP é um documento legal e político que define a identidade e a missão institucional é um acordo coletivo que anuncia as intenções, aonde se quer chegar, é um conjunto de proposições que define: Princípios, funcionamento institucional, metas, prioridades, medidas referência para o trabalho, perspectivas e propostas.

É um instrumento teórico metodológico que visa ajudar e enfrentar os problemas e desafios do cotidiano escolar só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e científica.

“No artigo 12, inciso 1 da LDBEN 9394/96, que vem sendo chamado “o artigo da escola” a lei da aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”

Ao elaborarem o documento através de um planejamento participativo, as pessoas atiçam suas experiências práticas, resgatam seus sonhos e objetivos, nesse momento fica explicito seus saberes, sua visão do mundo, de educação e conhecimento, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, organizam novas relações de convivência e mostrar um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação.

E ele que indica a direção, o ponto de referência, ou seja, o rumo da escola. Mostra a cara da escola, a sua identidade, o PPP é sempre um processo incluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. Para ser legitimo, o projeto político pedagógico precisa ter a participação de toda a comunidade educativa diretamente ou por representatividade também legítima e democrática.

Direção, professores, profissionais de suporte pedagógico são os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta, além disso cabe-lhes a decisão sobre conteúdos de ensino, carga horária e disciplinas do currículo, os alunos são o motivo de existir a escola e o PPP, por isso mesmo são eles a fonte de informação de suas necessidades de aprendizagem, que se vão construir no núcleo das preocupações da escola.

O professor que conhece o projeto político pedagógico, conhece a realidade da escola, conhecendo reflete-se sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada.

É de fundamental importância que as licenciaturas mostrem os processos que os futuros educadores devem conhecer e participar de maneira efetiva, tendo o conhecimento de políticas públicas, conhecendo a importância da participação esclarecida e consciente das pessoas que trabalham na escola, para a tomada de decisão necessárias com compromisso pelo ideal coletivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com