TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO E PRÁTICA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: JOICY DA SILVA LOPES – RA: 8052643

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETO E PRÁTICA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

BATATAIS

2018

  1. O que é possível afirmar sobre a qualidade do ensino das escolas públicas da educação básica estudadas pelo autor Vitor Henrique Paro?

O que se pode afirmar a respeito da qualidade das escolas públicas, é que estas possuem uma base de ensino tradicionalista, conteudista e bancária. E que tanto os profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem, como a população no geral, tem uma visão realmente clara do que seria uma escola com ensino de qualidade.

Os profissionais têm em mente que escola deve ensinar o aluno a ler e escrever para que este futuramente possa ter um subemprego e apenas isso, ela não prepara o aluno para o vestibular e o próprio aluno e sua família tem consciência disso. Entretanto, os próprios professores admitem que as escolas públicas não ensinam os alunos a produzirem textos, eles apenas aprendem a copiar não desenvolvendo pessoas capazes de pensar e transcrever idéias.

Nas escolas falta uma certa afetividade para com os alunos e um ambiente que o prepare enquanto ser humano e cidadão. Todavia, as escolas que fazem sucesso como é o caso da escola entrevistada, são aquelas que proporcionam aos alunos e suas famílias um ambiente mais humano e que não ensina apenas a matéria, mas ensina valores.

São poucos os professores que tem uma prática de ensino condizente com os seus discursos a respeito da educação, e a visão da sociedade ainda é aquela de que o professor é um mero transmissor de conteúdo, não se adequando a nova realidade.

Muito ainda se faz referência ao ensino rígido de antigamente sem perceber que as falhas e falta de eficácia desse contribuiu para hoje o ensino público se tornasse tradicional e conteudista, valorizando aquele aluno que que apenas escuta e executa suas atividades calado, formando assim pessoas submissas e incapazes de fazer críticas.

A escola entrevistada por Vitor é uma raridade no ensino público, pois busca proporcionar uma formação humana e não somente depositar conhecimentos na cabeça das crianças.

Os poucos profissionais interessados em fazer diferença e produzir um ensino com significado não tem apoio do governo no que diz respeito a recursos para as escolas, ficando muitas vezes limitado a sala de aula.

A própria formação de professores não tem sido uma formação adequada para auxiliar os profissionais a nova realidade da nossa sociedade.

  1. Quais são os principais desafios apontados pela pesquisadora Vanda Moreira Machado Lima que devem ser superados pelos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas brasileiras?

Dentre os principais desafios apontados pela pesquisadora está a ausência da família na escola, ou seja, a falta de envolvimentos dos pais e responsáveis no processo de ensino aprendizagem.

Muitos pais sequer vão à escola levar os filhos, não comparecem quando solicitados e não tomam para si uma parcela da responsabilidade da não aprendizagem do filho.

Outro desafio é a diversidade nas escolas, onde o professor precisa lhe dar com uma casse lotada de vão desde uma criança que já sabe ler e escrever, a outra que sequer aprendeu a ler, e ainda uma criança especial que precisa de atenção individualizada. Fica difícil para o professor trabalhar com a individualidade de cada aluno com diferenças gritantes de conhecimentos e capacidades, ele acaba tendo que ensinar a matéria para todos igualmente e aquele que tem uma dificuldade maior fica perdido na multidão, pois o professor não consegue dar a atenção devida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com