TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Textual em Grupo

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

            FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS[pic 1][pic 2]

                                 Pólo - Centro de Educação à Distância - CEAD

[pic 3][pic 4]

Projeto Interdisciplinar em Grupo – Produção Textual - PTG

Aline Gomes dos Santos – 2222287301

Amanda Letícia Cardoso de Oliveira - 2204430703

Andréa Matheus S - 222234350102

Kamilla Elisson Melgado de Freitas – 2201184401

Maria Selma da Silva – 21733337402

Zoraide de Oliveira Vasconcelos - 22274064

Rondonópolis - MT

2021

Aline Gomes dos Santos – 2222287301

Amanda Letícia Cardoso de Oliveira - 2204430703

Andréa Matheus S - 222234350102

Kamilla Elisson Melgado de Freitas – 2201184401

Maria Selma da Silva – 21733337402

Zoraide de Oliveira Vasconcelos - 22274064

Projeto Interdisciplinar em Grupo – PRODUÇÃO TEXTUAL – PTG

Projeto Interdisciplinar em Grupo – Produção Textual – PTG, aplicado apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, Centro de Educação a Distância, Pólo Rondonopolis-MT, sob orientação da professora tutora presencial Edlaine e da Professora Tutora Virtual Maria Cláudia Tiveron Leme da Costa.

Rondonópolis, Mato Grosso

2021


Sumário

1.        Introdução        4

2.        Situação problema e produção de uma Semana Cultural Virtual        5

3.        Considerações finais        11

4.        Referências bibliográficas        12


  1. Introdução

A educação cultural está presente em todas as esferas sociais e intrinsicamente ligada às transformações sociais, culturais e econômicas da sociedade. Não obstante, quando inserida no âmbito escolar pelas instituições de ensino, desempenha um papel fundamental nas relações interpessoais, inter-humanas e de aprendizagem.  

Para tal, a área cultural de artes nas escolas assume perspectivas e objetivos diversos, compreendendo quatro pilares fundamentais na formação humana nos primeiros anos do ensino fundamental: artes visuais, música, teatro e dança, inseridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Pela sociedade contemporânea ser diversa e pluralista, a educação artística forma e pondera o papel do indivíduo enquanto cidadão dentro de uma sociedade heterogênea a partir da transmissão de conhecimentos e contribuindo com o processo de socialização do estudante, trabalhando os pilares da aceitação e do respeito aos credos, culturas e diferenças.

A partir disso, o educador deve compreender a visão da multidisciplinaridade social, focando no desenvolvimento da aprendizagem, pensamentos, criatividade, ideias, respeito e relações sociais, pois o conhecimento da arte disponibiliza uma visão de mundo subjetiva, moldando o ser humano à flexibilidade, à crítica, à responsabilidade, à autorreflexão e a aceitação e compreensão das diferenças.  

O presente Projeto Interdisciplinar em Grupo – Produção Textual – PTG, tem por objetivo desenvolver, com embasamento teórico e a partir dos textos norteadores, uma análise crítica e uma produção de uma Semana Cultural Virtual a ser vivenciada com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo utilizadas ferramentas digitais ao longo do processo educacional.

  1. Situação problema e produção de uma Semana Cultural Virtual

Com o início da Pandemia Mundial da Covid-19 no primeiro trimestre de 2020 e as ações de proteção e contenção do vírus determinadas pelos governos estaduais com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no qual exigiu-se medidas de isolamento social, a educação transformou-se radicalmente, tornando-se exclusivamente remota, dependendo de meios digitais e tecnológicos. Por essa perspectiva, o ensino remoto atingiu o seu ápice.  

Nessa transformação, a metodologia de ensino foi reinventada de forma emergencial, buscando integrar o estudante ao contato virtual de forma eficaz comparado ao contato presencial, sendo um desafio tanto para o estudante quanto para o educador. Na perspectiva da docência, como futuros pedagogos, a era digital é uma realidade e a adaptação é necessária, devendo ser focada no processo ativo de aprendizagem dos alunos, potencializando o uso de tecnologia durante as aulas e atividades.

A metodologia do ensino deve ser repensada e restruturada adaptando-se a educação remota com a utilização da integração de ferramentas digitais como celulares, computadores, Ipad’s e as plataformas de aprendizagem, como o Google Classroom e o Microsoft Teams, não deixando de lado a socialização entre os discentes.

Sem a socialização e desenvolvimento de atividades de integração, seja no processo presencial ou remoto, o processo de aprendizagem é diretamente afetado, de maneira negativa, pois a integração desenvolve habilidades atitudinais como o respeito pelo próximo, a aceitação da diversidade, o trabalho em equipe e a solidariedade. Porém, além da nova adaptação, é necessário ao estudante o engajamento para que as atividades remotas sejam acompanhadas e absorvidas de maneira eficaz no aprendizado.

Para que o engajamento seja alcançado no ensino remoto, eventos escolares são importantes, pois promovem atividades dinâmicas, a participação e a interação entre a comunidade acadêmica. E para se chegar a esses objetivos de ensino, o ensino da arte proporciona a sensibilidade e papel relevante na aprendizagem, promovendo de forma significativa o desenvolvimento humano, mesmo que de forma remota. Como afirma Gil (2017)

“O aluno que se encontra em contato com esta disciplina consegue dimensionar seus sonhos, melhorar seu potencial comunicativo, fortalecer vínculos afetivos, valorizar as cores e as formas, e aumentar o interesse pelos conteúdos artísticos e musicais, aspectos fundamentais para os indivíduos que desejam buscar o sentido da vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com