TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estagio

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO DO PROJETO:

A afetividade nas relações interpessoais no voluntariato.

 PÚBLICO-ALVO:

  Voluntários

 INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO: 

Associação Clararissas Franciscanas de Assistência Social.
MUNICÍPIO/ESTADO:

Garanhuns-PE.

RESPONSÁVEL LEGAL PELA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO:

Josefa Maria de Oliveira

PERÍODO DE PRÁTICA:

13/10/2015 á 30/10/2015

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:

     Associação Clarissas Franciscanas de Assistência Social, (ACLAFAS) entidade religiosa, sem fins lucrativos econômico de caráter beneficiente, filantrópico como o nome já diz de assistência social.

     A Associação Clarissas Franciscanas de Assistência Social,-ACLAFAS como o CNPJ- 02570475/0001-49, é mantida pelas Irmas Clarissas Franciscanas Missionárias do Santissimo Sacramento, da Pronvíncia Madre Serafina de Jesus – Norte / Nordeste do Brasil. Tem sua sede a Rua Otoniel Reis Borges ,131, Sítio Novo na cidade de Catu no estado da Bahia, tendo como responsável legal Maria Josefina de Oliveira.

      A relização do projeto piloto teve inicio no dia 08 de setembro de 1993, no Sitio Ipê-Sitio Novo – Catu/BA, na comunidade das Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santissimo Sacramento, um trabalho com crianças, adolescentes e jovens que necessitavam de cuidado e atenção devido o risco e vulnerabilidade social ocasionada pela ausência e desestrutura familiar que na época era gritante. Deu-se iniciativa depois de um estudo feito do ambiente, através de visitas as famílias, desta localidade, onde percebeu que esta comunidade de irmãs poderia fazer a diferença na acolhida aquelas crianças, adolescentes e jovens, dando maior atençãoa a suas famílias direncionando-se para uma realidade mais estruturada através  da educação informal, onde os assistidos  fossem protagonista da sua história. Dai, cria-se o Projeto CAAC (crianças e adolescentes aprendendo e crescendo). A partir deste marco o projeto foi criando força e espalhando-se por onde as Irmãs Clarissas residem, estando em Garanhuns – PE, Pojuca e Sitio Novo/Catu – BA, Mari- PB e  Belém – PA.

       A ACLAFAS é membro do Conselho Municipal de Assitência Social nas cidades onde fucionam os projetos CAAC. Segundo seu estatuto social, visa à educação informal, tendo  como objetivo colaborar na construção de uma sociedade solidária, onde a mesma seja espaço de conquista para todos, contribuindo para os assistidos creçam e se desenvolvam no âmbito intelectual, moral, físico e espiritual, adquirindo valores como pessoa humana e aprendendo o exercício da cidadania. Tem como finalidade, promover a assistência social beneficiente junto aos emprobrecidos, num serviço de promoção, prevenção, proteção e inserção; fazer acompanhamento escolar, recrativo, cultura em regime socioeducativo em meio aberto; reorientar hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida, e aprendizagem, organização e economia doméstica,com uso adequado dos produtos da terra; oferecer a colhida , afetiva, com escuta humanizada, valorizando a pessosa e encaminhando para a inclusão na sociedade; fazer parceria com a família e com a cominidade na construção da cidadania, em vista de uma vida saudável e produtiva.

    Na maioria das atividades desenvolvidas são; palestras adequadas para os participantes, danças, oficinas, terapias ocupacionais, artesanatos, práticas esportivas, visitas as famílias. A Associação fuciona de voluntariato como: pedagogas, assistentes sociais, enferneiras, pessoas da comunidade local que se dispõe a contribuir na formação dos assistidos. O funcionamento depende de cada local onde esta o projeto, em Garanhuns funciona diariamente, onde é organizado por 3 irmãs Clarissas, cada uma trabalha em comunidade e público diferente,  sendo que uma é a coordenadora do projeto, contando com o apoio da comunidade São Francsico e Santa Clara, o  local de funcionamento é na própria Igreja Catolica da comunidade que fica no bairro do Villagem, tendo o apoio de 15 voluntárias, as quais são divididas nos locais de trabalho. Esse trabalho diário  é dividido por público, cinco dias na semana ( segunda á sábado) em um turno pela manhã ou tarde - trabalho de terapia com o Biomagnetismo e outras terapias com pessoas adultas  da comunidade do Indiano; três dias na semana ( segunda-feira, sexta-feira e  sábado) com crianças e adolescentes na comunidade do Villagem com o trabalho de visita as famílias, palestras, oficinas,danças e trabalho artesanal em um turno, pela manha ou pela tarde.

JUSTIFICATIVA:

    O presente projeto será realizado a partir de observações, reflexões e participações ativas nos encontros com os funcionários, da ACLAFAS, com a quantidade de 15 pessoas , com faixa etária de 18 à 30 anos de idade.

    A utilização da afetividade no meio social é de suma importância, pois os voluntários estão envolvidas com situações complexas,este assunto vai possibilitar o conhecimento e o domínio de seus sentimentos e personalidade de forma consciente. Nesse sentido, a afetividade provoca ao conhecimento de si, desenvolvendo o campanherismo, a criatividade e sobretudo a solidariedade. Tornando o ambiente mais saúdavel  e assim, podendo oferecer mais qualidade de vida interior para as relações no trabalho de voluntariato. Assim afirma a autora Moscovici, ( 2005,p.5): “ Pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-lo, de forma compartilhada. “

   O comportamento do ser humano agrega um complexo de situações abstratas oriundas do próprio ser, em aquisições passadas e presentes e da interação do ser com o meio, ou seja o ser humano conhece pequenas parte de si mesmo. As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação, o relacionamento pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia. Ou então tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com