TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Residuos Sólidos

Por:   •  24/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

Projetos Resíduos Sólidos – EF. Anos Iniciais

[pic 1]

Em que ano foi desenvolvido?

Projeto desenvolvido em 2020 e 2021

Quem foram os envolvidos?

A escola toda, pais e comunidade, com apoio dos estudantes do GRÊMIO ESTUDANTIL (A escola toda, uma turma, todos os alunos de determinado ano, pais, comunidade etc.)

Descreva o título, objetivo, como foi o desenvolvimento do trabalho e finalização .

Projeto BioleveReciclaPet O objetivo da parceria firmada entre a Bioleve e a Secretaria de Educação é a implantação de um projeto socioambiental, retirando garrafas PET do lixo domiciliar e dando uma destinação adequada para estas embalagens. A empresa Bioleve se compromete com o fornecimento de bags adequados para a armazenagem das embalagens PET, com a retirada semanal destes bags, com a divulgação, identificação e quantificação dos mesmos. A secretaria, através de suas escolas, inclusive esta Unidade Escolar, se compromete com o desenvolvimento educacional deste projeto ambiental, incentivando seus alunos, funcionários, professores, coordenadores e diretores, a trazerem garrafas PET do próprio consumo, com a devida armazenagem destas embalagens dentro dos bags fornecidos pela Bioleve. As escolas se comprometem a ceder um espaço adequado e visível onde será instalado o bag coletor de embalagens. Será implantado um sistema de pontuação onde cada bag cheio de garrafas valerá um ponto. A premiação será baseada na quantidade de pontos e que será inf ormada e explicada detalhadamente para a escola. Em contrapartida com o recolhimento dos bags cheios e de acordo com a pontuação estipulada no parágrafo anterior, a Bioleve se compromete a destinar recursos materiais revertidos para os alunos. A empresa Bioleve se compromete também, através dos gestores deste projeto, a dar palestras gratuitas sobre o projeto em cada escola. A destinação das embalagens PET retiradas da sociedade por este projeto ficará a cargo da Bioleve e será encaminhada para empresas de reciclagem devidamente certificadas pelos órgãos oficiais, com o fornecimento de documentos comprobatórios desta operação. Desta maneira estaremos contribuindo com a sociedade, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Houve um produto final? Comente quais foram os resultados observados, o nível de engajamento dos (as) estudantes e perspectivas para trabalhos futuros.

O projeto não foi finalizado, por se tratar de um projeto com sistema de pontuação onde cada bag cheio de garrafas vale pontos para a escola. Esta Unidade já foi premiada e recebemos quatro monitores para computador e sacolas da Empresa Bioleve. Essas sacolas são utilizadas para a entrega de materiais impressos aos estudantes, como atividades do (CMSP, Cadernos Aprender Sempre, livros EMAI E LER e ESCREVER e livros didáticos). As sacolas fazem parte do Projeto o Vai e vem que faz bem.

[pic 2]

Em que ano foi desenvolvido?

Projeto que está sendo desenvolvido em 2021

Quem foram os envolvidos?

Alunos, docentes, pais, comunidade e também parceria das comunidades das escolas que contam com o Programa Escola da Família: E.E.Auda Malta, E.E.Dona Maria Barbieri de Freitas, E.E.Maestro Nelson de Castro.

Descreva o título, objetivo, como foi o desenvolvimento do trabalho e finalização .

Lacre & Blister do Bem. Exibição e explotação, remotamente do documentário, Descarte*, Palestra sobre a importância da reciclagem de alumínio, papel, plástico, a importância de preservarmos a matéria-prima que vem da natureza e encaminhamento para troca por cadeiras de rodas, Ação social e cidadania um Projeto do Programa Escola da Família. Divulgação da campanha, recolhimento do material e entrega para responsável pela troca. A campanha ainda está em andamento.

Houve um produto final? Comente quais foram os resultados observados, o nível de engajamento dos (as) estudantes e perspectivas para trabalhos futuros.

Através da ação trabalhamos a caridade, solidariedade e preservação da natureza. Portfólio com as fotos das doações. Divulgação da campanha na página Facebook: Escola da Família Tupã. Estamos divulgando a ação Lacres do Bem**, para conseguir mais parceiros.

*Deusdará Filmes. DESCARTE| Trailer oficial. Youtube, 15 jan. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=346OO9YsyhI . Acesso em: 31 maio 2021.

**Justiça em questão. Lacres do bem [517]. Youtube, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C7aaKI-TIDM. Acesso em: 31 maio 2021.

[pic 3]

Em que ano foi desenvolvido?

Projeto desenvolvido em 2018

Quem foram os envolvidos?

Equipe Gestora, Pedagógica, Administrativa professores, alunos e comunidade local.

Descreva o título, objetivo, como foi o desenvolvimento do trabalho e finalização .

Educação ambiental e coleta seletiva

Houve um produto final? Comente quais foram os resultados observados, o nível de engajamento dos (as) estudantes e perspectivas para trabalhos futuros.

Produto final a visita a nascente do rio Tietê e exposição de trabalhos com material reciclável. A participação dos alunos foi marcante em todo o desenrolar do projeto. Aula Passeio ao Núcleo parque Itaim Biacica, volta ao redor da escola com o objetivo de observar quantos resíduos são descartados sem uma preocupação com o ambiente. A atuação nas rodas de conversas e o trabalho de conscientização dos colegas merecem ser ressaltados. Pois a partir do momento que eles param para pensar na situação em que estão e o que poderá acontecer, já passam e ver o problema de outra perspectiva, entendendo que se cada um fizer sua parte e incentivar o outro a fazer a dele também, a mudança realmente ocorrerá. Ao constatarem na prática o que os maus hábitos como: deixar torneira aberta, passar muito tempo no banho, jogar lixo nas ruas e etc., podem causar diversos danos a toda sociedade eles desenvolveram uma consciência crítica a respeito do papel que realmente têm em relação à mudança que o planeta necessita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com