TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É BULLYING?

Tese: O QUE É BULLYING?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

1. O QUE É BULLYING?

Bullying é um comportamento consciente, intencional, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros (física e/ou psicológica).

Por ser um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.

2. QUAIS SÃO AS FORMAS DE BULLYING?

• Verbal , ameaças e intimidações (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”);

• Física e material, violência (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima);

• Psicológica e moral, gozações verbais, apelidos e insultos (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar);

• Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar);

• Virtual ou Ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet etc.);

• Exclusão do grupo de colegas.

Verifica-se em estudos que o índice de bullying é maior entre os meninos do que entre meninas. Mas esta visibilidade pode ser errônea, porque o bullying praticado no ambiente dos meninos por serem mais agressivos e utilizarem a força física é mais perceptível. Já entre as meninas o bullying seria mais na base de intrigas, fofocas e o isolamento das colegas, com isto podem passar desapercebidas, tanto na escola quanto no ambiente domestico.

3. O CIBERBULLYING É PIOR DO QUE O BULLYING TRADICIONAL?

Hoje, com a tecnologia da informação, vemos que uma das formas mais agressiva de bullying e que ganha cada vez mas espaços sem fronteiras é o ciberbullying ou bullying virtual. Os ataques ocorrem por meio das redes sociais e de ferramentas tecnológicas, como celulares, filmadoras, máquinas fotográficas e internet. A facilidade no acesso as informações nos dias de hoje, facilita a propagação das difamações e o efeito multiplicador é praticamente automático. Os praticantes desse modo de perversidade também se vale do anonimato, portanto sem constrangimento atingem as vitimas da forma mais vil possível. Traumas e conseqüências provenientes do bullying virtual são dramáticos.

4. QUAL O CRITÉRIO ADOTADO PELOS AGRESSORES PARA A ESCOLHA DA VÍTIMA?

Geralmente os praticantes de bullying escolhem as pessoas em desigualdade de poder, seja por situação econômica, idade, porte físico ou até mesmo em situações em que numericamente estejam desfavoráveis. Além disso, as vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo (são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferente etc.). Este fato por si só já as torna pessoas com baixa autoestima e, portanto, são mais vulneráveis aos ofensores. Não há justificativas plausíveis para a escolha, mas certamente os alvos são aqueles que não conseguem fazer frente às agressões sofridas.

5. QUAIS AS PRINCIPAIS RAZÕES QUE LEVAM OS JOVENS A SEREM OS AGRESSORES?

Os praticantes de bullying geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que não há relacionamento afetivo entre seus. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação (tímidos) ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

É muito importante que os responsáveis pelos processos educacionais identifiquem com qual tipo de agressor estão lidando, uma vez que existem motivações diferenciadas:

1. Muitos se comportam assim por uma nítida falta de limites em seus processos educacionais no contexto familiar;

2. Existem ainda aqueles que vivenciam dificuldades momentâneas, como a separação traumática dos pais, ausência de recursos financeiros, doenças na família etc. A violência praticada por esses jovens é um fato novo em seu modo de agir e, portanto, circunstancial;

3. E, por fim, nos deparamos com a minoria dos opressores, porém a mais perversa. Trata-se de crianças ou adolescentes que apresentam a transgressão como base estrutural de suas personalidades. Falta-lhes o sentimento essencial para o exercício do altruísmo: a empatia.

6. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE UMA VÍTIMA DE BULLYING PODE ENFRENTAR?

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Para os alvos de bullying, as conseqüências podem ser depressão, angústia, baixa auto-estima, estresse, evasão escolar, atitudes de auto-flagelação e em casos extremos, até o suicídio.

enquanto os autores dessa prática podem adotar comportamentos de risco, atitudes delinqüentes ou criminosas e acabar tornando-se adultos violentos.

As conseqüências são as mais variadas possíveis e dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, de vivências, de predisposição genética, da forma e da intensidade das agressões. No entanto, todas as vítimas, sem exceção, sofrem com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com