TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que è o PPP e Qual a Importância Desse Documento Para o Ambiente Escolar?

Por:   •  14/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 11

  1. O que è o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Resposta: É um documento que deve ser elaborado por toda as escolas,segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDB) ,este documento deve conter todas as metas e objetivos,e os meios a serem usado no ano letivo.É um projeto político pedagógico ,que se torna essencial para nortear as ações da escola e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica ,mas também os alunos famílias e comunidade escolar .Através deste documento ,podemos ver os avanços tecnológicos ,e transformação social.Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade .Ele é completo o suficiente ,tornando-se uma rota flexível o bastante para se adaptar as necessidades do alunos.A sua construção deve conter os temas :Missão ,Público -alvo,Dados sobre aprendizagem ,Relações com a família ,recursos diretrizes pedagógicas e plano de ação .Além de organizar as aulas e o calendário ,o PPP pode ser usado pela gestão de ensino como uma maneira de acompanhar o processo Burocrático ,financeiro e logístico ,entendendo o que deve ser melhorado e aperfeiçoado .Com isso é possível registrar as metas,o modo de funcionamento da instituição ,sua visão,seus objetivos,as metodologias,entre outros pontos relevantes para a comunidade escolar.A Gestão precisa estar aberta e estudar a viabilidade das sugestões e propostas apresentadas pela família e pelos alunos ,estimulando o compromisso social eo desenvolvimento da cidadania.

2-A Base nacional comum curricular (BNCC)é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica.Sendo assim ,todas as escolas devem organizar seu currículo a partir deste documento .Com base na leitura que você realizou, como, as competências gerais da educação básica se inter-relacionam com a PPP?

R: As competências descritas pela BNCC podem ser desenvolvidas de diversas maneiras pelo PPP, não aparecendo apenas no currículo disciplinar. Integrar disciplinas, rever as avaliações com base na escuta de estudantes e professores, incorporar aspectos culturais regionais nas práticas pedagógicas, todas essas podem ser formas de atender às demandas da Base.  O projeto polítco-pedagógico também deve incentivar a cultura da participação, estimulando o protagonismo dos professores e alunos nas mudanças. A identidade da escola também deve ser respeitada no processo, podendo ser feito um mapeamento da comunidade e das especificidades locais para estabelecer um novo PPP. Isso inclui pensar a mobilidade dos alunos, a arquitetura do entorno e também possibilidades de visitas a museus, institutos, teatros o outros passeios culturais que enriqueçam o repertório dos estudantes sobre a história e transformações da região em que estudam. Dessa forma, é possível contemplar o objetivo da BNCC em formar cidadãos íntegros, autônomos e criativos, que possam alcançar sucesso pessoal e profissional.Pois, a equipe pedagógica visa mobilizar os conhecimento, atitudes, valores e habilidades para suprir as questões sociais atuais do aluno. Dessa maneira, as questões apresentadas, são para despertar o conhecimento, com caráter ético, estéticos e políticos, com finalidade de formar o indivíduo para sociedade e o mercado de trabalho. Portanto, as escolas devem organizar seu currículo a partir da BNCC, para garantir o crescimento.

3 – A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem ,visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados .Com base na leitura que você realizou do PPP,de que  modo a escola apresenta o processo de avaliação?

R: Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através  de práticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensável na verificação do aprendizado continuo dos alunos, destacando as dificuldades em determina disciplina e direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem métodos didáticos adequados para as disciplinas. A avaliação basear-se em dois pressupostos: Observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada crianças : Reflexão sobre  significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do (a)educando(a). Existe a avaliações para diagnosticar o aluno: Formativa- Objetivo verificar se o aluno estão, atingindo os objetivos previstos o professor analisa os resultados das atividades durante o seu desenvolvimento determinando se o educando domina cada etapa de instrução. Somativas:Tem a função classificatória os professores fazem toda a compreensão através dos níveis de aproveitamento è nesta modalidade que o docente chega a conclusão se o aluno teve êxito de uma parte para outra.Avaliar não consiste somente em aplicar provas e dar notas,avaliar vai muito mais além .A avaliação da aprendizagem deve ocorrer de forma contínua e progressiva, buscando compreender as facilidades e dificuldades de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.Por meio da avaliação os trabalhos podem ser acompanhados ,sendo comparados aos objetivos propostos,averiguando progressos e dificuldades orientando o trabalho docente para as correções necessárias.

PARTE  C DO TRABALHO ESTAGIO

  1. Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil,aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer?

R: atividade 1:ABC das frutas- esse é um exercício muito rápido e dinâmico.Para começar,o professor deve citar as letras do alfabeto ,uma a uma,e aguardar as respostas dos alunos.Estes devem falar o nome das frutas e brinquedos  que iniciem com a letra indicada. Exemplo: letra A: abacate ,avião – letra B: banana,boneca – Letra C: caju,carrinho. (deve ocorrer na hora do almoço)

Atividade 2:Teatro de fantoches- As crianças adoram assistir ou fazer apresentações de fantoches.Esse tipo de atividades estimula a imaginação porque exige que os pequenos incorporam as vozes,manias e comportamentos de suas personagens favoritas.(deve ocorrer após ,eles acordarem da hora do soninho)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (594.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com