TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Psicomotricidade

Por:   •  4/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOMOTRICIDADE

Proporcionar aos participantes o entendimento científico da ciência da Psicomotricidade, seus conceitos e histórico, garantindo informações básicas e essenciais para iniciar o aprofundamento teórico e prático relacionado à disciplina em questão

O que é Psicomotricidade

Ao estudar o universo da criança por meio de seus comportamentos, sua conduta e suas reações é possível compreender como acontece o seu desenvolvimento. Nesse processo elas evoluem física, intelectual e emocionalmente e as primeiras evidências de um desenvolvimento considerado sadio e harmonioso, são as suas manifestações motoras. A medida que acontece a maturação do sistema nervoso é possível perceber que esses comportamentos também se modificam. Inicialmente a criança irá apresentar uma coordenação geral ampla, que são geralmente realizadas por grandes faixas musculares; na medida que as faixas de músculos mais específicos são usadas, a criança irá desenvolver sua coordenação fina.

Para que ocorra um desenvolvimento motor considerado adequado, é necessário que aconteça o amadurecimento neural, ósseo, muscular e simultaneamente essas crianças desenvolvam seu processo de aprendizado. O desenvolvimento motor percentual se completa por volta de 08 (oito) anos de idade, a partir daí se inicia um refinamento da integração perceptiva-motora com o desenvolvimento do processo intelectual.

Podemos dizer que o estudo da psicomotricidade busca compreender como o controle mental interfere sobre a expressão motora. Essa ciência da educação além de estudar os movimentos, põe em jogo as funções da inteligência e está associada à afetividade e a constituição da personalidade, pois o indivíduo utiliza o corpo para expressar seus sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com