TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

KAMILA PINHEIRO ALVES OLIVEIRA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

NOVA VENÉCIA – ES

INTRODUÇÃO

Descrevo neste trabalho o relato da professora Eliane Aparecida Batista Souza, 8 anos de profissão, atua na UMEI Chapeuzinho Vermelho, creche onde realizei meu estágio. Professora muito paciente e dedicada a seus alunos. Como aluna de pedagogia, esta experiência em sala de aula foi muito importante para mim.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Durante meu estágio observei como as aulas da professora Eliane  eram dinâmicas e interativas onde permitiam que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender.

Me chamou muita atenção a história do menino Felipe, 3 anos, criança muito agitada que faz de tudo para chamar a atenção o tempo inteiro, empurrando os coleguinhas levando tudo o que encontra pela frente. A professora escuta os colegas reclamando e citando seu nome: Professora, olha o Felipe empurrando...

A princípio, a professora faz de conta que não ouviu, pede que todos se assentem para que ela possa distribuir o desenho para eles pintarem. Todos atendem à solicitação, menos Felipe, que diz não estar com vontade de fazer nada. E a professora continua a fingir que não ouviu e continua sua  aula. A todo instante Felipe interrompe pedindo para beber água e ir ao banheiro. A professora respira fundo e continua a dar sua aula.

Vendo que está sendo ignorado pela professora, ele pega os lápis de um colega e os joga no chão. Ela pede ao aluno em questão para juntar seu material e fazer de conta que nada aconteceu.  conta até dez e mais uma vez pede que o aluno se assente da uma folha e pede que ela faça um desenho bem bonito.

 Volta para aula, quando Felipe resolve jogar sua cadeira no chão, fazendo um enorme barulho. Conta até vinte, vai até o Felipe e pergunta o porquê deste comportamento. Ele se vira para professora e diz que está com saudades da mãe, sua mãe se encontra presa e ele não a vê a dias.

CONCLUSÃO

 Este trabalho me fez refletir muito sobre as dificuldades enfrentadas por essas crianças, tão novas passando por uma situação lamentável dessas, e é uma situação muito complicada para a professora, observei que a mesma demonstrou muita paciência e dedicação a essa criança, e o mais importante não desiste de levar a educação para ela dando a oportunidade de uma vida melhor através da educação.

           

REFERÊNCIAS

Entrevista a professora Eliane Aparecida Batista Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com