TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Por:   •  7/8/2022  •  Ensaio  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 1]

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Nome: Luiz Claudio de Oliveira

Data de nascimento: 09/07/2008

Idade: 8 anos

Períodos da avaliação: 22/08/2021 à 12/09/2021

Escola: Paulo Freire

Série: 3º Ano Fundamental I

Motivo do encaminhamento – Queixas

● Baixo rendimento escolar, dificuldades em todas as disciplinas exceto matemática;

● Desatenção;

● Suspeita de TODA-H.

O aprendente em estudo, 08 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental, traz um histórico de vida marcado por:

Aspectos afetivos-sociais – No ambiente familiar, precisa sempre da ajuda da mãe, não tem autonomia para realizar algumas situações.

No ambiente escolar apresenta desatenção e falta de estímulo na aprendizagem, necessitando de um olhar diferenciado que permita a criança motivação na elaboração do saber que não é encontrado.

Aspectos psicomotores – A criança realizou algumas atividades de movimentação corporal, visando o desenvolvimento motor, como: pular corda e jogar futebol, demonstrando o seu entusiasmo pelo jogo, predominância lateral, ao chutar a bola dominância do pé direito, assim como, predominância destra no restante do corpo.

Aspectos cognitivos – A importância do lúdico facilita o aprendizado, para que o sujeito desenvolva o seu intelecto, como a linguagem, a percepção, memória, raciocínio, etc. Fazendo com que gradativamente evolui e proporcione no que se deseja.

A partir dos testes coletados, a criança demonstra ser curiosa naquilo que lhe chama mais a atenção, tem interesse por obstáculos que o deixa entusiasmado prosseguindo no jogo, em algumas atividades realizadas tem dificuldades em finalizar alegando não saber, desistindo muito rápido.

Em algumas atividades a criança demonstra limitações, apresenta dificuldades no aspecto temporal, um déficit acentuado, pois mostra não ter noção de que dia é hoje, nem o dia da semana, nem o ano. Também não sabe idade dos pais, sequer aproximada, ou os dias da semana que não precisa ir à escola. Se sabe, responde sempre, com uma linguagem bastante infantilizada que não sabe.

Como foi ressaltado acima, a criança é curiosa, é inteligente, só precisa ser estimulada, e de recursos pedagógicos adequados para desenvolver suas habilidades cognitivas. Montando um quebra-cabeça desenvolveu bem através da estimulação, pois no primeiro momento a criança diz que não quer realizar, porque não gosta, porém no final o resultado foi satisfatório.

ORIENTAÇÕES:

  • Estabelecer horários de refeições, dormir, principalmente na utilização do tablet.
  • Fazer com que a criança resolva situações de dificuldades simples do dia a dia, especialmente as que ele precise utilizar o movimento de pinça com os dedos, como um exemplo, amarrar o cadarço do sapato, deixando-o ter mais autonomia nesses casos.
  • As recomendações necessárias quanto ao aprendizado escolar, os pais e a escola devem trabalhar juntos para ajudar o aluno.
  • A professora em hipótese nenhuma deve punir a criança por não conseguir realizar suas tarefas escolares. Nunca esquecer de elogiar e parabenizar o aluno.
  • Deverá utilizar técnicas pedagógicas, metodológicas, criativas, com diferentes estilos de aprendizagem, estimulando e elogiando quando houver progresso, com material adaptado as suas necessidades.
  • Encaminhamento a um Neurologista, para a verificação da possibilidade de TODA-H e assim podemos fazer as interversões necessárias.


Olinda, 17 de Maio de 2022.

Av. Coronel Frederico Lundgren, 03

Rio Doce – Olinda/PE

Fone: 98847-2205

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com