TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RPG na Educação

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

RPG NA EDUCAÇÃO

Camila Schurtz[1]

 Jamile Santinello[2]

 

RESUMO: Este artigo visa apresentar uma análise sobre RPG (Role Playing Game) e sua importância enquanto ferramenta didático-pedagógica. A proposta do artigo é expor as potencialidades do jogo como ferramenta de educação e sua capacidade de promover a cooperação, socialização e a construção do conhecimento. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, tendo como autores mencionados: Grando (2008), Bittencourt (2003), Vasques (2008), Swahili (2002). Mediante os resultados obtidos podemos entender que os jogos de RPG são de grande auxilio para o processo de aprendizagem, basta apenas o docente saber organizar e mediar as partidas.

Palavras-chave: RPG, potencialidades, socialização, cooperação, construção do conhecimento.

  1. INTRODUÇÃO

Os jogos no contexto atual são um pouco marginalizados pela sociedade, devido ao fato de estar relacionado ao prazer e a diversão, desencadeando uma dificuldade para se trabalhar com as estas ferramentas no âmbito escolar. E deixa de se pensar o jogo como importante fator para a formação completa da criança e como o lúdico pode ser uma grande ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem.

O RPG (Role Playing Game) são jogos de interpretação de imagens, onde pessoas juntam-se para contar uma história, criado nos Estados Unidos em 1973, intitulado como DUNGEONS e DRAGONS, um jogo de fantasia medieval que diferenciava dos demais jogos por trazer o controle de um único personagem por jogador e seu universo de aventuras.  Assim, desde a sua origem, o RPG encontra-se vinculado à literatura fantástica (VASQUES, 2008).

As formas clássicas de jogos estão perdendo cada dia mais seus espaços principalmente com o fato de que cada dia que passa a inúmeras atualizações possível, o RPG digital contempla a possibilidade de se jogar, usando a internet como veículo de interconexão dos jogadores, de maneira que os usuários podem jogar em tempo real, usando ferramentas como e-mails, chats e softwares, preservando ainda seu vivenciar imaginário.

O RPG possui um grande potencial educativo por meio do exercício da fantasia e da diversão, agindo positivamente no desenvolvimento mental e social do homem, percebemos através disso a grande capacidade de auxiliar os pedagogos e outros profissionais, pois estimula constantemente a troca de informações e experiencias, de modo que a própria essência do jogo permite que o jogador seja o protagonista de sua história, além de proporcionar um modelo interdisciplinar de ensino.

  1.  POTENCIALIDADES DO RPG COMO FERRAMENTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA

Os jogos fazem parte do dia a dia das pessoas durante muito tempo, devido a isso merece um pouco mais de nossa atenção em especial no processo de ensino e aprendizagem, serve de apoio para os docentes no âmbito escolar pois a partir dele que as crianças podem construir seu conhecimento.

Conforme Swahili (2002), o RPG possui uma mecânica bem simples, é um jogo de abstração onde os jogadores devem criar um universo onde representarão personagens que existem a partir da imaginação e criação deles, também o cenário/palco em que desenrola o jogo, tem grande potencial na criação interconexões entre os jogadores. A partir disso a atuação do personagem depende da sua zona de interação e espaço de jogo, dessa maneira o jogador terá os dados necessários para decidir como agira pelo personagem.

São as regras que nos orientam, organizam nossos passos, delimitam ações, estipulam o que pode e o que não pode ser feito, colocam limites para o certo e o não certo, nos orientam para alcançarmos as metas e que todos os participantes se encaminhem na mesma direção. As regras levariam a proposta pedagógica, onde os indivíduos encontrariam as indicações de como poderiam efetuar suas ações. A meta ou o objetivo do jogo podem estar dentro das regras, são elas que nos impulsionam a alcançar a vitória e auxiliam a transformar a brincadeira livre em jogo. Dentro delas que se encontram as indicações para nossas expressões futuras na atividade, o que precisaremos fazer para completarmos cada etapa (GRANDO,2009, p.2).

A imaginação, a criatividade e a cooperação, são os traços que caracterizam o RPG, como um jogo rico para o ensino, porque não se encontra durante uma partida de jogo personagens aleatórios desafiando dragões ou lutando contra moinhos, e sim objetivos estabelecidos antes mesmo do início da sessão, os jogadores são companheiros de aventuras e não inimigos (RODRIGUES, 2012).

Se bem planejado e organizado o RPG é uma grande ferramenta lúdica que permite o aprendizado dos alunos de uma maneira prazerosa.

Antes de se emitir quaisquer juízos sobre a prática do RPG como metodologia de ensino/aprendizagem deve-se salientar que, para se tornar efetivo, o RPG deve ser vivenciado de forma espontânea, qualquer exigência ou coerção para a prática do RPG, como em qualquer atividade lúdica, torna-o impotente

(SWAHILI, 2002 p,3).

 Fundamentando nas ideias de Grando (2003) que define as características do RPG como ferramenta educacional sendo elas: socialização, cooperação, criatividade, interatividade e interdisciplinaridade. Apresentada na tabela a seguir:

Tabela 1: Potencialidades do RPG para aprendizagem

Socialização

Diálogo entre os participantes e com o mestre (Narrador/Professor), troca informações e relato das ações de seus personagens.

Cooperação

Para que o indivíduo seja bem-sucedido mediante os desafios propostos pelo Narrador (coordenador) da história, ele precisará cooperar com os jogadores para que juntos concluam a atividade.

Criatividade

Cada um dos participantes desenvolve sua criatividade ao se imaginar na história e ao decidirem como os seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias. Eles também podem criar seus personagens, históricos e personalidades.

Interatividade

Os jogadores estão constantemente interagindo entre si e com o mestre. Atividades interativas comprovadamente levam a uma maior fixação de conteúdo do que atividades expositivas.

Interdisciplinaridade

Uma única história pode abordar temas de várias disciplinas, como: história, Geografia e Biologia.

Fonte: Grando (2008), O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. Disponível em: . Acesso em: 10 Agos 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com