TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racismo Infantil

Por:   •  20/8/2018  •  Dissertação  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Como o racismo afeta crianças negras e não-negras?

Para as crianças negras afeta diretamente em sua autoestima, causando grandes danos psicológicos e em suas vidas sociais. A vivência das crianças negras em atos discriminatórios pode ocasionar em efeitos negativos como sentimentos de inferioridade, fazendo com que consciente ou inconscientemente desvalorizem suas origens. Além de rejeitarem sua capacidade de agente ativo na sociedade e possuidores de direitos.

Para as crianças brancas o racismo influenciado através dos exemplos discriminatórios dos adultos ocasiona em consequências graves para o convívio social ensinando a essas crianças a práticas racistas e impactando em seu desenvolvimento como ser humano até a idade adulta. Ou seja, faz com que se tornem adultos que praticam a discriminação racial, influenciando nas sociedades futuras que permanecerão desvalorizando a diversidade étnico-racial.

 Quais atitudes pessoais e individuais podem ser tomadas para evitar que crianças se tornem vítimas de racismo?

Educar as crianças para o respeito às diferenças, não aceitar atitudes (piadas, histórias entre outros) que possam sinalizar preconceito e intolerância, não se referir ao outro pela cor da pele, trate a criança que sofreu algum ato de discriminação com carinho demonstrando a importância das diferentes culturas e raças, denuncie atos de discriminação, estimular a vivência de crianças de diferentes raças e etnias em atividades do dia-a-dia, incentive o respeito a diversidade étnico-racial, incentivar junto à comunidade e órgãos públicos projetos que incentive o respeito a diversidade étnico-racial.

Como, em sua área de formação, você pode atuar para proteger crianças dos efeitos do racismo e promover a igualdade étnico-racial?

Através de ações e projetos junto à comunidade que valorizem as diferentes raças e etnias. Levar esses projetos junto as escolas trabalhando as questões culturais e valorizando a diversidade étnico-racial. Isso se dá com ações conjuntas com diversos profissionais enfatizando a multidisciplinaridade e assim trazendo resultados satisfatórios nas questões pertinentes ao respeito as diversidades culturais, étnicas e raciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com