TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato de Caso

Por:   •  10/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

                                        Josiane da Cruz Oliveira

Profª. Daniela Rohan Hirschmann

Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi

Licenciatura em Pedagogia (PED 0026)

Educação Inclusiva

                  Na turma de educação infantil da escola havia um menino com problemas de desenvolvimento mental, ao ser apresentada a turma que eu iria substituir a professora titular por um período de dois meses, pude notar que ele era diferente em principio pensei que era uma criança tímida, mas após foi me informado que se tratava de um aluno especial que havia sido encaminhado para um profissional diagnosticar sua deficiência, mas até então a escola não havia recebido retorno da mãe do aluno. Mas observando as características do mesmo pude notar que era de um autista.

               Mediante a este fato, logo pensei em o que fazer para a inclusão deste aluno que não falava apenas gritava quando algo lhe incomodava ou queria algo, procurei entender melhor sobre o autismo para assim poder trabalhar da melhor forma com este aluno e também para que houvesse interação com os demais alunos. Primeiro continuei seguindo a rotina que a turma já estava acostumada, percebi que os alunos já interagiam com o JP que era o aluno especial e o ajudavam nas suas dificuldades e limitações. Então procurei trazer atividades que todos pudessem participar.

               Utilizei a música como uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem e também de interação. O resultado foi muito positivo pois a mãe do aluno relatou que quando ele chegava em casa cantava as músicas que aprendia claro que não pronunciava as palavras mas emitia o som no ritmo, o que ela percebeu que o deixava até mais calmo. Antes de desenvolver as atividades cantava uma música referente ao que iria ser ensinado. Como por exemplo a música Se Eu Fosse um Peixinho, trabalhava as letras da palavra peixe, atividades de ligar os pontos, trabalho com sucata... enfim, muitas ideias  podem surgir. A música Aquarela abre um leque de atividades que podem ser desenvolvidas.

          Para concluir, vários recursos podem ser utilizados no processo de inclusão e atividades podem ser desenvolvidas para isso também, mas principalmente requer que todos participem desse processo e contribuem para melhorar a interação e a inclusão desse aluno especial.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com