TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Psicopedagogia

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relatório Final de Estágio

  1. DADOS DO ALUNO/CURSO   

Curso: Psicopedagogia

           Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Nome: Rosilândia Pinto da Fonseca

RGM: 31966811

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/1º

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

 

  1. RELAÇÃO DE ATIVIDADES REALIZADAS

Atividade

Quantidade de Horas (que serão consideradas)

  1. Elaboração de Relatório

20hs

  1. Resenha do Artigo 1

25hs

  1. Resenha do Artigo 2

25hs

  1. Resenha da Live

30hs

Total de horas

100hs

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado em Psicopedagogia Institucional  foi desenvolvido segundo as orientações do Cenário 2. Desenvolvendo as atividades propostas de 3 resenhas sendo 1 do artigo - A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como, por quê? O segundo artigo - A psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar, a terceira resenha foi sobre uma live com o tema - O trabalho do psicopedagogo no hospital e este relatório. A realização desse estágio por meio do Cenário 2 deve-se a escassez de Instituições com serviços de Psicopedagogia em minha região.

Cada uma das atividades realizadas exigiu um pouco mais de nosso conhecimento, a realização das precisou de uma leitura complexa com bastante atenção de cada artigo proposto requerendo cada dia mais um pouco de nosso esforço. Já na realização da resenha da live foi de extrema importância analisar cada detalhe e fala da profissional para conseguir fazer a resenha crítica resolvendo as questões que foram designadas.

As atividades forneceram um conhecimento teórico muito importante para meu crescimento profissional e pessoal que será conservado e aplicado na minha futura prática profissional.

  1.   REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

A analise de cada artigo possibilitou enxergamos um novo mundo sobre a Psicopedagogia com diversas áreas de atuação tanto em serviços psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, quanto em serviços hospitalares gerais. A leitura do artigo A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como, por quê? Possibilitou reflexões sobre a Psicopedagogia voltada à saúde, especificamente àquela inserida em contextos hospitalares, centrando tal reflexão em uma possível identidade do psicopedagogo hospitalar, considerando tanto a prática em ambulatórios gerais, quanto a especializada – Ambulatório de Psicopedagogia. Procurando mostrar a atuação e o papel do psicopedagogo inserido em hospitais, a partir de experiências brasileiras.  O artigo - A psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar, mostra que a hospitalização vem como uma "bruxa malvada", que retira da criança o seu cotidiano de fantasias, brincadeiras e explorações e a coloca em um lugar sombrio, cheio de pessoas doentes e que pedem ajuda a pessoas vestidas de branco para aliviar a dor.  Para Ceccim, manter a aprendizagem por meio das classes hospitalares possibilita uma alteração na vivência de hospitalização da criança, porque resgata os aspectos de saúde mantidos, mesmo em face da doença, enquanto respeita e valoriza os processos afetivos e cognitivos de construção de uma inteligência de si, (...) do mundo, (...) do estar no mundo e inventar seus problemas e soluções. Conforme Winnicott8, uma criança somente pode voltar-se para o aprender quando se sente cuidada e com suas necessidades atendidas. Somente estabelecida a integração, é que o indivíduo poderá explorar e compreender o mundo exterior, apropriando-se dele e por fim, modificando-o. E esta integração somente será possível com o estabelecimento de um ambiente suficientemente bom, no qual irá lhe favorecer e intermediar suas experiências e angústias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com