TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Por:   •  18/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

INSTITUCIONAL E CLÍNICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA

BELÉM - PB

2019

CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA

Relatório de Estagio Supervisionado apresentado ao Instituto Superior São Judas Tadeu, como parte dos requisitos para obtenção do Título de especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

Orientador: Juscelino Soares da Silva

Belém - PB

2019

CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA

RELATORIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INSTITUCIONAL

Este relatorio fou julgado adequado para obtenção da aprovação na disciplina prática Específica I (Estudo de casos Institucionais) do Curso de Pós Graduação Latu Senso em Psicopedagogia Institucional e Clinica.

Aprovada em ____/____/_____

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________

Prof. Exp. Juscelino Soares da Silva

Orientador

Belém – PB

2019

SUMÁRIO

1.        CONSIDERAÇÕES INICIAS .................................................................................................5

2.        IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3.        O ESTAGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL         7

4.        REGISTRO DE QUEIXAS        8

4.1         HÍPÓTESE............................................................................................................................8

4.2         APRESENTAÇÃO DO SUJEITO...........................................................................................8

5.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DO ESTÁGIO E SEUS RESULTADOS        9

5.1       ESTUDO DE CAMPO...............................................................................................................9

5.2      RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ...........................................................................................12

5.3         RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO ESCOLAR

5.5         RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA

6.           PROJETO PEDAGOGICO

7.          CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS        3

APÊNDICES

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAS

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através do estágio supervisionado institucional, apresentando informações pessoais do sujeito a ser estudado. Tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplica grande parte dos fundamentos estudados na teoria, tendo os  menos como norteadores do conhecimento desenvolvendo uma atitude investigativa e vivenciando uma prática docente.

A realização do relatório de estágio institucional é de suma importância para obtenção de conhecimento pratico relacionado à psicopedagogia, tendo uma visão ampla da área do conhecimento ao qual vamos trabalhar, bem como exigência do curso de pós-graduação em Psicopedagogia.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil de Fundamenal Caiçarinha, situada no Sitio Retiro, Municipio de Belém,  Estado da Paraíba, Sobe a Direção de Joselita Macena.

Esta funciona em regime Infantil e Fundamental I, com horário de funcionamento: Matutino e Vespertino. Seu público é composto por pessoas de baixa renda, atendendo a mais ou menos 85 alunos, sendo estes de sítios da vizinhaça e alunos da faixa da pista, com cerca de 10 alunos por turma, na faixa etária de 04 a 13 anos de idade. A equipe escolar é composta por um diretor, um coordenador, um secretário, sete professores, duas cozinheiras, duas auxiliares de serviços e quatro vigias.

A escola é de fácil acesso. A estrutura física é precária. A escola consiste em 10 repartições, sendo elas: sete salas de aula que são amplas têm carteiras de madeira, quadro branco, utilizam ventiladores de teto, dois banheiros (um feminino e um masculino), uma diretoria, um almoxarifado, uma cozinha, uma dispensa um pátio Tem espaço inacabado para a prática de esportes coletivos ou individuais.

  1. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino.

O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc. que realizam diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (397.5 Kb)   docx (517.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com