TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  2.675 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

LUANA DE ANDRADE PONTES CERON DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

INSTITUCIONAL

BRASILÂNDIA-MS

2015

LUANA DE ANDRADE PONTES CERON DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA

INSTITUCIONAL

Relatório de estágio apresentado como requisito parcial para obtenção de título de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário UNINTER.

Profª. Me. Regiane Banzzatto Bergamo

                                                        

Brasilândia-MS

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DESENVOLVIMENTO
  1.  IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
  2.  REGISTRO DA QUEIXA
  3.  REGISTRO DOS ENCONTROS
  4.  PARECER PSICOPEDAGÓGICO
  5.  INFORME PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL
  6.  PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL
  7.  DEVOLUTIVA À ESCOLA

        3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

        4. REFERÊNCIAS

        5. ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo relatar o Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional realizado na “Escola Municipal Paulo Simões Braga” no período de julho a agosto de 2015, onde se busca possíveis formas de intervenção da psicopedagogia no que se refere à dinâmica do processo ensino aprendizagem.

A relevância deste trabalho oportuniza ao pós-graduando o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de atuação da psicopedagogia de cunho institucional, neste sentido vemos como uma oportunidade única de vivenciarmos os desafios que a educação nos propõe; não como professor mas com outra perspectiva, a de um psicopedagogo; construindo dessa maneira nossa identidade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Identificação da Instituição

O Estágio Institucional realizou-se na “Escola Municipal Paulo Simões Braga”, localizada na Rua: Marcos Cano nº 1021, Bairro: João Paulo da Silva e, Brasilândia-MS

A Instituição funciona em período integral com horário de funcionamento das 07:00 às 15:40 escola com ensino regular de 1º ao 5º ano do ensino fundamental no período matutino e oficinas à tarde sendo elas xadrez, dança, música, robótica, horta, capoeira, futsal, laboratório de informática, leitura, muay thai, reforço escolar.  A equipe é composta por 2 (duas) merendeiras, 2 (dois) funcionários que atuam na secretaria, 2 (duas) auxiliares de limpeza, 01 (um) inspetor de alunos, 01 (uma) diretora e 1 (uma) coordenadora de oficinas.

A instituição possui 05 salas de aula amplas com janelas grandes e boa iluminação, secretaria, diretoria, sala dos professores e sala de recursos. A escola está sem coordenação pedagógica; pois houve concurso público e ainda não foi empossado o cargo, a sala dos professores necessita urgentemente de uma reforma, o ambiente é bem apertado os professores se revezam dentro da sala.

A instituição atende bairros próximos à escola e é composta por alunos provenientes de famílias de baixa renda, a grande maioria são filhos de trabalhadores de firma onde os pais saem cedo de casa e voltam a noite, as crianças por sua vez ficam na responsabilidade de tios, avós e outros. A escola atende ainda 1 (um) aluno portador de necessidades especiais na turma no 3º ano do ensino fundamental.

2.2 Registro e análise da queixa

Após uma análise e reflexão dos dados coletados durante a entrevista no início da apresentação com os integrantes da instituição, observei uma queixa entre as mesmas a indisciplina e agressividade de alguns alunos.

  • Hipótese inicial

A maioria dos problemas apresentados é decorrente dos acontecimentos em casa.

2.3 Registro descritivo dos encontros realizados

04 de Julho de 2015

Inicialmente me apresentei e esclareci o trabalho a ser realizado no estágio de psicopedagogia institucional, a diretora da escola me recebeu muito bem, oferecendo apoio ao meu estágio.

05 de Julho de 2015

Conversa com a diretora e professores, relato da queixa.

06 de Julho de 2015

Para dar continuidade ao trabalho com a participação da direção e coordenação de projetos, foi me entregue o PPP da escola para assim fazer uma análise, e assim constatei que a Escola Municipal Paulo Simões Braga visa proporcionar à sua clientela e comunidade, uma vivência baseada em valores sociais tais como verdade, sensibilidade, autonomia, competência, socialização e respeito.

08 de Julho de 2015

Entrevista com a pedagoga da escola, M.A se mostrou bastante preocupada com os alunos, reclamou que os alunos são muito autoritários não respeitam os limites impostos, me mostrou também uma tabela de regras que todos os professores reunidos montaram, para poderem trabalhar unidos, lembrando sempre os alunos das regras.

Em visita a sala do 3º ano, percebemos que os alunos são alegres e espontâneos uns com os outros, falam o que pensam não tem medo de serem reprimidos, são um tanto agressivos uns com os outros sempre partindo pra briga, até mesmo as meninas. A sala de aula é ampla e decorada com vários cartazes com o alfabeto e diversos textos.

Com base na observação podemos citar Piletti (1996, p161) onde se diz que certas qualidades do professor como paciência, dedicação, vontade de ajudar e atitude democrática facilitam a aprendizagem. Ao contrário do autoritarismo e a inimizade podem levar o aluno a desinteressar-se e não aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (786.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com