TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Psicopedagogia Clínica

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  24.511 Palavras (99 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 99

FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Nome do Aluno: CLAUDIA GUMMERSBACH

RA: 3035471

Curso: Pós-gradução em Neuropsicopedagogia Clínica

Polo: Tucuruvi

São Paulo / SP

Ano: 23/04/2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        DESENVOLVIMENTO        2

2.1.        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DO PROFISSIONAL SUPERVISOR        2

2.2.        IDENTIFICAÇÃO DO AVALIANDO        3

2.3.        APRESENTAÇÃO DO CASO – QUEIXA INICIAL        3

8.1.1. Par Educativo        15

Investigar os vínculos de aprendizagem do sujeito        15

8.1.2. Família Educativa        16

Investigar o vínculo com o grupo familiar e cada um dos seus membros.        16

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho retrata a prática do Psicopedagogo Clínico no decorrer do processo diagnóstico e interventivo, tendo como ponto de inicio a queixa apresentada por pais ou responsáveis e/ou profissionais da escola.

A avaliação psicopedagógica refere-se à investigação do processo de aprendizagem do indivíduo, buscando identificar as causas que o impedem de aprender. Ademais, visa compreender e diagnosticar tais dificuldades nesse processo, sempre levando em consideração as singularidades de cada sujeito e todos os aspectos que o compõe: físico, cognitivo, afetivo e/ou social, a fim de planejar e realizar intervenções psicopedagógicas coerentes com as dificuldades e necessidades diagnosticadas, permitindo ao aluno compreender e reconhecer seu próprio estilo de aprendizagem, aumentar sua autoestima e bem-estar, além de melhorar seus resultados acadêmicos, proporcionando ao individuo uma relação prazerosa e eficiente com a aprendizagem. O processo de avaliação se realiza por meio da aplicação de testes e provas, análise e interpretação dos dados coletados e, continuamente, fazendo uso do olhar e da escuta psicopedagógica na interação avaliador/avaliado.

Minha atuação como estagiária do curso de pós-graduação em psicopedagogia clinica abarcou a observação, participação (auxílio) e regência de atividades psicopedagógicas, interagindo com todos os profissionais envolvidos no tratamento e no ambiente da clínica. Esse trabalho de campo justifica-se pela necessidade de aplicar as teorias estudadas durante o curso de Psicopedagogia Clínica, ampliando os conhecimentos e vivenciando a aplicação efetiva do processo avaliativo e interventivo. Ademais, compreender e absorver as técnicas de abordagem e a postura do psicopedagogo na relação que desenvolve e mantém com o sujeito aprendente converte-se em uma experiência essencial para o exercício dessa profissão.

Conforme parecer do CNE/CP 28/2001, a atuação supervisionada “é entendida como tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma prática ou ofício”. [...] “Pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado” (Orientações para Elaboração de Relatório de Estágio de Psicopedagogia Clínica 600h e 1080h – Faculdade Campos Elíseos).

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DO PROFISSIONAL SUPERVISOR

O Estágio Supervisionado Clínico se realizará na empresa Sartori Cursos Livre Ltda, nome fantasia Oficina do Aluno, situada à Avenida Nova Cantareira 3541, Tucuruvi, São Paulo/SP, CNPJ 08.767.970/0001-29 especializada no atendimento de casos específicos tais como: dificuldades e distúrbios de aprendizagem, aulas de reforço para alunos que apresentam baixo rendimento, educação especial e alunos de inclusão. A Oficina do Aluno está sob a responsabilidade da Psicóloga e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Paula Cristina Ramalho Vital, RG (RNE) W101875-2, CPF 055.828.338-1, CRP 06/42395-0, também membro do grupo de Reuniões Clínicas de Distúrbios de Aprendizagem do Hospital Samaritano. A instituição realiza, entre outros serviços, a Avaliação e Intervenção Psicopedagógica, a fim de compreender os processos de aprendizagem e as dificuldades que o individuo apresenta, a fim de elaborar ações terapêuticas com foco na reabilitação da aprendizagem e na melhoria da relação do individuo com o ato de aprender, observando os aspectos cognitivos, psicomotores, comportamentais e emocionais, permitindo estabelecer procedimentos de intervenção que promovam a reabilitação. O quadro de colaboradores é composto por duas recepcionistas, duas profissionais de limpeza, uma cozinheira, uma psicóloga, uma psicopedagoga, uma fonoaudióloga, uma psicomotricista, uma terapeuta ocupacional, além de professores de disciplinas que compõe o currículo escolar regular.

A Oficina do aluno dispõe de um espaço amplo e bem dividido para o desenvolvimento das diversas atividades necessárias para o atendimento de seus clientes. Compõem o espaço: a recepção, seis salas distribuídas para ministrar aulas de reforço e para desenvolvimento de avaliações e intervenções psicopedagógicas, quatro banheiros, sendo dois masculinos e dois femininos, uma cozinha bem equipada para oferecer alimentação aos clientes. Possui também um amplo espaço aberto onde são realizadas atividades ao ar livre. A instituição dispõe dos mais variados recursos e materiais avaliativos e interventivos tais como testes, provas, material para anamnese, formulários, fichas de avaliação e acompanhamento, livros, jogos, materiais escolares, computadores e softwares educativos. Entre os testes que tive a oportunidade de conhecer constam: TDE – Teste de Desempenho Escolar; PROLEC – Provas de Avaliação dos Processos de Leitura; CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial; SDT – Teste do Desenho De Silver – Cognição e Emoção; E.O.C.A. – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem; Provas Piagetianas; Testes diversos para a avaliação de dislexia ,tdah, atenção, memória, coordenação motora, noção temporal e espacial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (172 Kb)   pdf (529.3 Kb)   docx (83.6 Kb)  
Continuar por mais 98 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com