TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Por:   •  18/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.774 Palavras (28 Páginas)  •  5.023 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

ALESSANDRA MENDONÇA DE CARVALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

BREJINHO/RN

2015

ALESSANDRA MENDONÇA DE CARVALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Relatório de Estágio Clínico, apresentado à disciplina Estágio em Psicopedagogia Clínica da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sob a orientação da professora Especialista Mabelle Juliane Fidelis Luduvino para a obtenção de nota.

BREJINHO/RN

2015

DEDICATÓRIA

Aos meus pais Manoel e Marlene que, estão ao meu lado em todos os momentos da minha e vida e pela a compreensão nos meus momentos de stress provocada pelo o dia–a-dia.

Aos meus sobrinhos Lucas e Evelin que, ainda em sua inocência e sua agitação de criança me ajudaram a entender o comportamento infantil e me inspiraram estar neste curso.

Aos meus alunos, muitos com sérios problemas de impulsividade e atenção que me fizeram entender melhor o comportamento agitado de crianças, dando-me oportunidade de comparar seus comportamentos com as características de uma criança com problemas de aprendizagem.

Aos meus irmãos, cunhadas e amigos que compreenderam a minha ausência neste período de pesquisa e muito trabalho.

AGRADECIMENTOS

        Ao Senhor Nosso Deus acima de tudo, que nos momentos difíceis da minha existência me ajuda a superar as dificuldades da vida, fazendo-me acreditar que vale a pena viver, sonhar e ter esperança.

À professora especialista Mabelle Juliane Fidelis Luduvino, pela sua capacidade como orientadora, me apoiando e compreendendo em minhas dificuldades, transformando a tarefa de elaboração desse trabalho numa caminhada de prazer.

A todos os professores do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica que foram capazes de repassar conhecimentos, favorecendo a minha aprendizagem e esclarecendo minhas dúvidas.

“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”


Rubem Alves

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 6 2. PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ............................................................................... 7 3. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ........................................................................... 8 4. RELATO DAS SESSÕES ...................................................................................... 9 4.1. APRESENTAÇÃO DO SUJEITO / QUEIXA ........................................................ 9 4.2. PRIMEIRA SESSÃO: ENTREVISTA INICIAL ..................................................... 9 4.3. SEGUNDA SESSÃO: ANAMNESE ................................................................... 10 4.4. TERCEIRA SESSÃO: E. O. C. A. ..................................................................... 11 4.5. QUARTA SESSÃO: PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS ............. 12 4.6. QUINTA SESSÃO: LÚDICA .............................................................................. 14 4.7. VISITA A ESCOLA / ENTREVISTA COM A PROFESSORA ............................ 15 4.8. ENTREVISTA DEVOLUTIVA ............................................................................ 15 5. CONCLUSÕES DIAGNÓSTICAS ........................................................................ 18 6. ENCAMINHAMENTOS ........................................................................................ 19 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 20 REFERÊNCIAS

ANEXOS

ANEXO A - SUGESTÃO DE FICHA PARA ENTREVISTA CONTRATUAL

ANEXO B - FOTO

ANEXO C - ENVELOPE

 


1. INTRODUÇÃO

        O presente documento trata do relatório de estágio realizado em uma escola da rede pública de Brejinho/RN com carga horária total de 60 horas com início dia 25 de julho de 2015 e o término 05 de setembro de 2015. O estágio compõe-se das seguintes etapas: observações, planejamento, estágio e relatório.

        Propõe ainda, relatar uma experiência Psicopedagógica Clínica que tem seu início através de uma queixa levantada inicialmente pela mãe de uma criança com 06 anos que apresenta dificuldades na iniciação da leitura. Deste primeiro contato, surgiu à necessidade de diagnóstico com a criança e posteriormente, um atendimento Psicopedagógico.

        De acordo com Linhares (1985), a Psicopedagogia tem como centro de sua ação e reflexão o pedagógico. O psicopedagogo é o profissional que, reunindo conhecimentos de várias áreas psicológicas, torna-se habilitado em lidar com certos fenômenos relativos a não aprendizagem que ocorrem dentro do âmbito familiar, escolar e comunitário, que podem ser remediados ou prevenidos.

        Afirma-se que a aprendizagem está relacionada diretamente com o desejo e, passa a ser significativa quando o conteúdo está de acordo com os interesses e o conhecimento do aprendente. Dessa forma, o conhecimento psicopedagógico avalia as possibilidades do sujeito, sua disponibilidade afetiva, reconhecendo que esse saber deve sempre ser levado em consideração, pois lhe contribui aprendizagem, e também melhorias no nível de seu ensino.

2. PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

A Psicopedagogia estuda os processos e as dificuldades de aprendizagem, tanto de crianças e adolescentes como dos adultos. De acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos, “a Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana.”

Na busca pelo entendimento da aprendizagem humana, a Psicopedagogia, tornou-se uma alternativa para os problemas que ocorrem na construção dos saberes, que por ainda não ser considerada uma ciência, a Psicopedagogia para obter uma compreensão do processo de aquisição e construção da aprendizagem humana é considerada apenas como uma área do conhecimento que abrange outras áreas, dentre elas, Psicologia, Pedagogia, Linguagem, Psicanálise etc. A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, advinda de uma demanda: o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia. Evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender a essa demanda, constituindo-se assim, numa prática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (362.9 Kb)   docx (161.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com