TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Final

Por:   •  24/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO FINAL

As observações e atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado II foram realizadas no Colégio Estadual Presidente Benes, onde também realizei todas as atividades do Estágio Supervisionado I. A referida escola se encontra em ótimas condições e conta com um grande número de professores para atender a todos. A escola é de fácil acesso e bem localizada. Como turma base, escolhi a turma “3000”, que é o terceiro ano do ensino médio noturno. A turma tem trinta alunos na faixa etária entre 17 e 19 anos.

Durante o estágio tentei interagir ao máximo com os alunos. A turma base me recebeu muito bem. A maioria das aulas são iniciadas com explanação do assunto pelo professor. Outras vezes o professor escreve uma frase no quadro e faz indagações acerca do assunto de que a aula irá tratar. Observei que dividir a turma em grupos ou duplas é ótimo para trabalhar algumas atividades. Também percebi que não dá certo mandar exercícios para casa ou pedir para trazerem pesquisas feitas por eles sobre determinado assunto. Alguns esquecem e outros não se interessam muito, mas sempre tem o aluno que faz com responsabilidade. O livro didático ajuda bastante, pois todos podem acompanhar o que o professor está explicando. Acredito que o livro deixa um pouco a desejar em relação a exercícios, pois não tem muito espaço para isso.

Com certeza o Estágio Supervisionado II proporcionou uma interação muito maior com alunos e professores. Tive a oportunidade de confeccionar exercícios para ajudar nos estudos do ENEM. Realizei a correção de exercícios na sala e em casa. Apliquei prova e ajudei na correção do Saerginho. Orientei os alunos quanto a dúvidas em relação a algumas matérias dadas em sala de aula. A regente tutora e eu tivemos algumas oportunidades de fazer reuniões para achar soluções para ajudar alunos com dificuldades, para discutir como o tema da aula seria abordado e como essa aula seria conduzida. Além da turma base, tive a oportunidade de assistir outras aulas como outros professores.

Hoje entendo perfeitamente a importância do estágio. Só estando no ambiente escolar é que podemos perceber que o aluno precisa de apoio e atenção, e o professor tem papel fundamental na formação deste. Infelizmente, muitos alunos ainda têm dificuldades para frequentar a escola. Alguns porque trabalham durante o dia e se sentem cansados. Outros porque moram longe e dependem de transporte.

Acredito que a educação ainda tem muito que melhorar, mas é fundamental entender e participar da vida do aluno tentando sempre mostrar que a base de todo futuro promissor, seja como profissional ou como ser humano formador de opinião está no conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com