TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Pedagógico

Por:   •  9/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Pedagógico

Aluno: Rian Feitosa Miranda

Com o objetivo de buscar informações da área pedagógica com o aluno Rian Samuel de Freitas Miranda, foi organizado um trabalho de sondagem do que o aluno consegue realizar e de suas dificuldades, para assim ter uma visão geral dos próximos passos a serem dados e também para o traçar de novas ações.

Assim antes de iniciar um trabalho de sondagem foram levadas em considerações o espaço e material pedagógico, respeitando as limitações e dificuldades do aluno, levando em considerações o relatório médico emitido pelo Dr. Oscar Ferreira de Carvalho Neto, em que consta que o aluno apresenta Cid 70, Retardo Mental Leve. Apresentando assim, retardo no desenvolvimento neuropsicomoto desde os primeiros anos de vida; apresenta déficit cognitivo leve associado à déficit de aprendizagem.

Desta forma levando em considerações todas essas informações e as observações realizadas pode-se verificar que o aluno tem grandes dificuldades de aprendizagem, comunicação, interação entre outros. Foi possível desde o início do ano com acompanhamento de todos os envolvidos neste processo, verificar que, o aluno não tem autonomia nas atividades realizadas dentro da sala de aula, não tem uma comunicação e uma interação significativa se estendendo também a sua aprendizagem. Durante o período escolar é possível observar que o aluno Rian, é uma criança totalmente apática dentro da sala de aula em que muitas vezes pode ser confundido com indiferença. Não é um aluno que atrapalha, pois o mesmo se mantem com o comportamento da mesma forma que entra as 7:00 até o momento que sai as 11:25 hs, sendo seu comportamento o mesmo “neutro”. Pois, o mesmo parece não compreender o que é solicitado nem os comandos realizados. Quanto ao aspecto cognitivo constatou-se que o aluno na não identifica as letras do alfabeto, não identifica palavras, não realiza leitura das mesmas, não consegue fazer inferências, não reconhece os numerais de 0 a 10, tem dificuldade com os cálculos ainda que seja o mais fácil, não interage com o conteúdo ainda por curiosidade, não interage com o professor nem com os colegas, ou seja, tem grandes dificuldades de aprendizagem e interação. Como meio também de buscar informações para saber mais das dificuldades do aluno, foi realizada uma conversa com a mãe que é a responsável pelo aluno, no qual foi feito por meio de conversa uma pesquisa para saber o histórico familiar. Deste modo, a mãe disse  o que já tinha sido observado, que o filho é muito apático, seu comportamento é bem tranquilo, pois se mantem quieto o tempo inteiro, sem manifesta nenhum tipo de sentimento como: tristeza, felicidade, alegria, dor, frustação, raiva, fúria, apenas disse que parece incomodado quando os irmãos debocham dele por algum fato, dizendo ainda que o filho faz acompanhamento psicológico e neurológico e toma um medicamento chamado de Ritalina.  

Após todo o trabalho de pesquisa dentro das dificuldades citadas acima além da observação diária e conversa com a família foi desenvolvido um trabalho de sondagem em que as áreas verificas foram: Aspectos pedagógicos/cognitivos como memória Auditiva, memória de Longo Prazo, percepção Auditiva, corporal, espacial e temporal, a atenção, o raciocínio Lógico, o pensamento crítico e criativo entre outros. Diante de todas as observações e informações verificadas percebe-se que o aluno tem grandes dificuldades na compreensão e realização das atividades propostas, não configurando apenas dificuldades para etapa e ano que se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com