TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo do RCNEI de Música

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

Curso de Pedagogia

[pic 1]

Resumo do RCNEI de Música

Acadêmicas:

Anápolis
2016

INTRODUÇÃO

        O uso da música na presença escolar e diferentes situações da vida favorece o desenvolvimento dos alunos. É importante que desde bebês as crianças sejam estimuladas pelas músicas para auxiliar o desenvolvimento pisco motor. Desde muito novos as crianças são estimuladas pelas canções que os pais cantam como canção de ninar, melodias curtas e cantigas que fazer parte da nossa cultura.

Até os dois anos de idade as crianças utilizam o balbuciar como método de representar a música. As crianças tendem a inventar melodias e ritmos, imitando o que escutam no seu cotidiano. Sons de brinquedos ou vindos do ambiente no qual estamos, aumenta atenção dos bebês e chama atenção para o eu está ocorrendo no momento.

O ouvir musical auxilia os bebês a se manterem atentos, tranquilos ou agitados. Nos três primeiros anos de vida, o modo de expressão se ampliam quando a música é utilizada. Os bebês a partir do momento em que passam escutar músicas regularmente começam a utilizar gestos, movimentos, e sons para poder acompanharas músicas.

É importante demonstrar para as crianças os possíveis tipos de fontes sonoras. Motivando o interesse pela produção de sons, lembrando que a ação de sacudir e bater são seus primeiros modos de ação. Sempre estão atentos aos tipos de sons produzidos.

A característica da produção musical nesta fase é a exploração do som e suas qualidades, como altura, duração, intensidade e timbre. Aos três anos a caracterização pelo musical é pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração de materiais sonoros.

A música passa a fazer parte das brincadeiras e jogos, cantando, brincando de faz de contar e brincando de fazer música.

A partir dos três anos os jogos com movimento são fonte de prazer, alegria e possibilidade afetiva para o desenvolvimento motor e rítmico. Aos poucos as crianças passam a adquirir maior controle em relação a entonação melódica. As crianças passam a adquirir maior poder de memorização das músicas, buscando sempre estar aprendendo um repertório diferente. O improviso passa a ser valorizado e as crianças podem se expressar com as músicas de acordo com suas necessidades.

As crianças iniciam a cantar maior precisão de entoação e a reproduzir ritmos simples, e com um pulso regular. Os batimentos rítmicos passam a ser observados com maior cuidado.

A criança passa a se interessar mais sobre tocar pequenas melodias com instrumentos de fácil uso, compreendendo entender sua construção. Tornando importante o poder reproduzir e criar melodia, mesmo que usando sons semelhantes. Lembrando que a audição é trabalhada e com o passar dos anos as crianças podem se interessar por diferentes tipos de músicas.

OBJETIVOS

O trabalho com a música com as crianças de 0 a 3 anos deve desenvolver as seguintes capacidades: ouvir, perceber e diferenciar os tipos de eventos sonoros, fontes de som e produções musicais. Trabalhar o brincar, inventar, e reproduzir criações musicais.

Diferente da forma como é trabalhado com as crianças de 4 a 6 anos, o trabalho com a música deve ser de forma aprofundada buscando explorar e identificar elementos da música, interagir com os outros, ampliando o seu conhecimento de mundo. O trabalho com a música auxilia o aluno a perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.

CONTEÚDOS

Os conteúdos de música devem ser separados de acordo com a fase de cada um, bem como as diferenças socioculturais. Buscando desenvolver a comunicação e expressão por meio da linguagem. Trabalhar a exploração de materiais, escrita, vivência na organização dos sons, reflexão sobre a música do ser humano.

O fazer musical.

O fazer musical está relacionado a forma utilizada para comunicação, e expressão que acontece por meio da composição, interpretação e improvisação. Para que ocorra cada etapa é necessário que as crianças se sintam à vontade com os tipos de músicas sendo trabalhadas, lembrando que com as crianças mais novas é importante que não frequentem ambientes que de músicas adultas sejam tocadas.

Com as crianças de 0 a 3 anos é importante que seja explorado a expressão a produção do silêncio e sons com a voz, o corpo o entorno e diversos materiais sonoros. É importante trabalhar a interpretação das músicas e participação em brincadeiras.

Trabalhar a música com as crianças mais novas não é algo simples, porém deve ser trabalho mesmo que para os adultos consigam entender somente barulhos para às crianças é música o que estão fazendo. O simples ato de cantar, contar uma história utilizando os sons como o abrir e fechar uma porta, um trovão estimulara a imaginação da criança e a tendência é sempre repetir.

Trabalhando com a música com as crianças de 0 a 3 anos é importante lembrar que cada gesto, som e contato com instrumentos musicais possuem significado especial para vida das mesmas.

O cantar e o mover envolvem grandes papeis no desenvolvimento infantil, lembrando que a fase menor possuirá dificuldades maiores para falarem as letras das músicas conseguindo falar variação de palavras e os gestos das músicas devem ser facilitados, podem ser repetidos e sem uma velocidade muita rápida para que possam aprender com mais facilidade.

As crianças de 4 a 6 anos, a intensidade do trabalho com as músicas aumenta tornando a necessidade de aumentar e explorar os contextos das músicas. As crianças desta faixa etária passam a reconhecer expressões utilizadas nas músicas, utilizam ferramentas na música como ritmo e velocidade, participam de jogos e brincadeiras, e o repertório de música passa a desenvolver com a memória musical.

Para que o fazer musical ocorra é necessário que obtenha atitudes de concentração e envolvimento com as atividades propostas, fazer música está relacionado a organizar e relacionar expressivamente sons e silêncios sendo necessário o trabalho desde o início.

É importante que todos os conteúdos sejam trabalhados e explorados, e que possuam significados para as crianças; todos os instrumentos musicais podem ser utilizados   no trabalho com a criança pequena. Podendo ser introduzido técnicas e explorar as fontes de som ao nosso redor.

        O gesto e movimento corporal estão ligados entre si no trabalho com a música. As crianças são estimuladas a utilizarem a improvisação, explorando assim diferentes tipos de qualidades sonoras.          

        Os jogos de improvisação podem utilizar diferentes tipos de materiais, buscando estimular a memória auditiva e musical. O professor pode estimular a criação de pequenas músicas utilizando a experiência prévia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (756.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com