TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 O SURGIMENTO DA CLASSEHOSPITALAR..

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...........................................................................................................1

1 O SURGIMENTO DA CLASSEHOSPITALAR..........................................................1

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................................2

2.1 SITUAÇÃO-PROBLEMA .......................................................................................2

2.2 O TRABALHO DO PEDAGOGO NA CLASSE HOSPITALAR...............................2

.

2.3FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA CLASSE HOSPITALA.............2

2.4 LEGISLAÇÃO DA PEDAGOGIA HOSPITALAR....................................................2

3CONCLUSÃO............................................................................................................3

REFERÊNCIAS..............................................................................................................


  1. INTRODUÇÃO

O pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador, mas ele pode trabalhar em muitos lugares  inclusive dentro dos hospitais, apesar de muitas pessoas ainda desconhecerem essa prática, essa atuação é chamada de pedagogia hospitalar.

O trabalho docente nas classes hospitalares ocorre em virtude da necessidade educacional de crianças que estão hospitalizada e necessitam permanecer por muito tempo, esse acontecimento paralisia seus estudos, e no lugar deste, é doado todo seu tempo e força a contínuos tratamentos médicos .  

É uma situação muito difícil tanto para a criança, quanto para os pais dela, se trata de  uma luta a ser vencida, não é fácil conviver um uma doença que afasta a criança  do seu ambiente educacional, social e cultural. Esse fato  implica vários prejuízo, e um deles é o atraso em relação aos seus semelhantes que estão na sala de aula, além da falta de convívio com outras crianças, perdas de conteúdos e socialização. Se o  hospital e sua equipe não tiver um bom  planejamento para acolhê-las e tratá-las esse ambiente será muito pesado, triste, desinteressante e desestimulante, implicando  inclusive na sua recuperação. Entretanto, diante desse problema, surgiu há algum tempo, o trabalho pedagógico dentro dos hospitais, também chamado de classe hospitalar o que não é o ideal mas amenizará as perdas educativas e proporcionara conhecimento, aprendizado, entretenimento e alegria aqueles que estão em uma situação tão delicada.

Vale destacar que a educação é um direito de todos e dever do estado e da família assegurado pela Constituição Federal  de 1988, por isso devemos olhar para todos os alunos com igualdade e proporcionar a eles esse atendimento previsto em lei, a sociedade precisa se mobilizar e buscar conhecer os seus direitos para que assim  obtenha resultados , esse trabalho docente nas classes hospitalares existe há algum tempo mas mesmo assim ainda muitas pessoas o desconhecem , e isso nos  mostra uma falta de conhecimento dos próprios direitos.

Veremos no decorrer desse trabalho a história, como surgiu, e como funciona a classe hospitalar, a formação e a atuação do professor dentro desse ambiente além da sua legislação. É  de fundamental importância da o devido reconhecimento aos

profissionais que atuam nas classes hospitalares bem como seu trabalho que é feito, porque não é somente uma questão de educar mas também de humanização, ter empatia pelo próximo, ou seja, é se colocar no lugar do outro. Os pedagogos convive com  alunos que estão em tratamento, lutando por uma recuperação, que pode ou não acontecer, isso meche diretamente com o emocional, por isso, devem estar ciente da realidade, objetivando promover melhorias educacional na vida dos alunos\pacientes.

1 O SURGIMENTO DA CLASSE HOSPITALAR

Em meados do século XX na Europa começaram a surgir nos hospitais algumas atividades educativas que podem ser consideradas o inicio do que hoje conhecemos como classe hospitalar. O atendimento pedagógico hospitalar surgiu na França, após a Segunda guerra mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram multiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos. Diante dessa realidade surge então a classe hospitalar,  criada pelo ministro da saúde Henri Sellier na França em 1935 no intuito de tentar amenizar as consequências da guerra e que desse oportunidade a essas crianças de prosseguir os seus estudos ali mesmo no hospital. No Brasil essa pratica educacional iniciou-se em 1950, com a classe hospitalar no Hospital Jesus, Rio de Janeiro, na qual permanece atuando com a modalidade de atendimento educacional até nos dias de hoje.

Diante da demanda educacional das crianças hospitalizadas foi criado no ano de 1939 o cargo de Professor Hospitalar, os impactos positivos as crianças motivaram países como  Alemanha e os Estados Unidos a também aderiram  essa modalidade de ensino com o objetivo de beneficiar crianças tuberculosas que na época eram isoladas da sociedade e impossibilitadas de frequentar a escola. Segundo Esteves (2008), foi criado no mesmo ano em Suresnes, na França, o C.N.E.F.E.I. - Centro Nacional de Estudos e de Formação para a Infância Inadaptadas objetivando formar professores para exercer a Pedagogia hospitalar,  já que para atuar nessa área é necessário uma formação diferenciada da pedagogia formal.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1  SITUAÇÃO-PROBLEMA

Camila tem 10 anos e está estudando o 5º ano do ensino fundamental,  ela é muito participativa nas aulas, alegre e adora os jogos e brincadeiras educativas proporcionadas por sua professora Claudia . Já faz algumas semanas que ela não foi a escola causando estranhamento da professora e dos colegas, então, preocupada com sua ausência, a professora, ligou para Márcia, mãe de Camila no qual informou o ocorrido, sua aluna foi diagnosticada com leucemia e necessitava permanecer um longo tempo hospitalizada para tratamento medico, ela relatou ainda que a filha obteve melhoras e estava se recuperando mas andava impaciente e cansada da rotina hospitalar, sem ânimo e com saudade da escola e amigos. Este fato marcou muito a professora que foi visita-la no hospital, Camila ficou muito feliz com a visita, e a professora objetivando o melhor para sua aluna perguntou a ela e a sua mãe Márcia: - Vocês já conheceram o atendimento pedagógico hospitalar que existi aqui ? Elas disseram que não, então a professora junto ao medico responsável começaram a falar sobre, depois de ter terminado as duas ficaram muito interessadas e após autorização medica Camila começou a participar das aulas , agora ela esta muito mais disposta e alegre o espaço é semelhante ao da escola tem brincadeiras, jogos, amigos, biblioteca, brinquedoteca e uma professora formada em educação especial, que junto a sua escola de origem da continuidade aos estudos para não obter prejuízos ao regressar . Assim como Camila e sua mãe, vamos entender como funciona o trabalho docente na classe hospitalar ?    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com