TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Temático

Por:   •  17/9/2019  •  Seminário  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Formulário do Projeto  Disciplina Seminários Temáticos

Nome do aluno (autor do projeto):  Lucimara Oliveira da Silva.

Polo: Jabaquara

Título do projeto: Educação ambiental com as crianças

Público Alvo: 4/5 anos

Justificativa do Projeto: O projeto foi pensado para conscientizar as crianças, mesmo tão pequenas também tem que ter em mente que a natureza dependem delas, até o papel de bala que cai no chão pode fazer com que a natureza fique prejudicada.

Metodologia(s) usada(s): Base teórico-prático metodológica em estudos integrados da relação sociedade e natureza.

Atividades Propostas:

Nesse primeiro momento, de forma criativa, e descontraída daremos inicio a esse tema, fazendo brincadeiras, jogos e claro, muitas pinturas. Uma volta ao redor da escola para sinalizar o que é ou deixa de ser da natureza.

No segundo momento, ao voltar para a sala após a exploração pela escola, teremos uma conversa para observar se ficou mais claro o que é natureza, e também sobre a importância da mesma.

Já no terceiro momento, iniciaremos a nossa plantação, começaremos com o pé de feijão, e daremos seguimento a nossa horta móvel.

Recursos usados: Garrafa pet, (para a horta móvel), grãos de feijão, algodão, água, regadores, latas com cores da reciclagem (vermelho, verde, azul e amarelo), copo descartável (para o plantio do pé de feijão)

Cronograma                                                                                                            

Ações Previstas

Período de Realização

Estimular a curiosidade a cerca da questão da germinação de sementes. Manusear diversos utensílios necessários ao plantio adequado de uma semente. Analisar quais são os elementos fundamentais e necessários para que uma semente germine.

Todo o projeto da educação ambiental com as crianças durará em torno de 6 meses, podendo ser prolongado conforme o interesse das crianças.

Registro das Atividades/Produto Final: Durante todo o projeto as crianças ficaram bem ansiosas para que nossa horta crescesse logo, e quando finalmente começou a crescer foi uma felicidade imensa, a animação estava nos olhos. Muitas delas nem sabiam que era possível plantar o feijão no algodão, foi uma surpresa vê-lo crescer. Segue anexos de fotos, do pé de feijão e da horta móvel.

[pic 2]

Nessa atividade as crianças ficaram encantadas em como foi rápido o crescimento dos feijões. E tiveram uma ansiedade enorme para expor para que os pais e os professores pudessem ver.

[pic 3]

Durante toda a atividade, as crianças se mostravam animadas, com vontade de conhecer ainda mais, surgiram muitas perguntas: -Porque elas crescem?

-Para que serve o sol e água? -Será que não vai afogar se colocar muita água?

[pic 4]

O projeto ficou tão maravilhoso que decidimos montar a horta na escola, deu uma trabalheira, mas as crianças estavam empolgadas com essa ideia, e para finalizar fizemos uma mostra, com nossos plantios, nosso pé de feijão e nossa horta móvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com