TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Temático

Por:   •  7/3/2022  •  Dissertação  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a): Alessandra Bizzini

RGM: 22927433

Curso: Pedagogia Semestre: 5 semestre

Tipo de Linguagem: Linguagem de Rua

Trabalho analisado ( link ou nome da obra): Festa Junina

Tutor (a): Ana Carolina

Seminário Temático em Educação- Festa Junina

A festa junina no Brasil surgiu com a influência dos portugueses no século XVI, em comemoração em todas as regiões do Brasil, especialmente no nordeste. No início, a festa possuía uma conotação estruturalmente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

A festa junina é uma manifestação cultural que se relaciona às questões sociais e culturais das regiões brasileiras. É uma fonte de contar a sua história, sua religião e a mitologia.

A ação cultural deve ser traduzida como uma oportunidade para pequenas experiências. Por meio da linguagem corporal, dança e as comidas típicas de cada região.

Analisando a história da festa junina podemos analisar a sua linguagem de rua para o meu pedagógico A festa junina pode ser uma atividade lúdica para as crianças no aprendizado. Podemos trazer todas as disciplinas como portugues, matemática, ciências, história, artes e educação física.

Explorando gestos e ritmos com as danças, realizando leituras, poemas e músicas. Desenvolvimento de cartazes e decorações típicas, explorando as cores formas geométricas, como fazer a fogueira, o saber da história da festa, como surgiu, a sua localização e entre outros.

Todos esses conhecimentos, são importantes para a leitura do mundo que os cercam e viver experiências por meio de conhecimento da cultura tradicional.

Referências

acesso 01/03/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com