TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário de Psicopedagogia

Por:   •  7/5/2017  •  Seminário  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

CAMILA ALVES MACEDO

KRYCIA RAMOS DE OLIVEIRA FERNANDES

LUCIANY CRISTINA DE LIMA

MARIANE RODRIGUES LOURENÇO

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

UBERLÂNDIA

2016

CAMILA ALVES MACEDO

KRYCIA RAMOS DE OLIVEIRA FERNANDES

LUCIANY CRISTINA DE LIMA

MARIANE RODRIGUES LOURENÇO

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

Trabalho da disciplina de Projeto Integrado de Prática Educativa, ministrada pelo professor Cairo M. Katrib, apresentado ao curso de Pedagogia com a intenção de agregar conhecimento sobre a Psicopedagogia.

UBERLÂNDIA

2016

RESUMO

Este trabalho apresenta um breve estudo sobre a Psicopedagogia. Dessa forma, serão abordados definições, seu objeto de estudo e as características do tema em questão e, por fim, os campos de atuação que tal especialização oferece. Este artigo tem como finalidade discutir a importância do Psicopedagogo no contexto escolar através de sua atuação, mas, além do seu trabalho na escola, pode-se perceber sua importância em um trabalho multidisciplinar desenvolvido em hospitais, clínicas de atendimento particular e empresas.

Palavras-chave:  psicopedagogia; problema de aprendizagem; escola

SUMÁRIO

1 Introdução .............................................................................................................. 1                                                                                                              

2 O que é e para que surgiu a Psicopedagogia ..................................................... 2

3 Área e objeto de estudo da Psicopedagogia ...................................................... 3

4 Atuação do Psicopedagogo .............................................................................. 4-5

5 Símbolo .................................................................................................................. 5

6 Conclusão ............................................................................................................5-6

7 Referências ............................................................................................................ 6

8 Anexos – Código de Ética do Psicopedagogo ............................................ 7 - 11


INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de cada ser é de responsabilidade dele próprio. Através da vida o ser humano adquire novas experiências e organiza seus conceitos. É a partir das vivencias que o ser humano se torna crítico, capacitado para tomar decisões e para distinguir o que é bom ou ruim para sua formação pessoal. E, é dessa mesma forma que ocorre o desenvolvimento escolar e profissional: através de experiências.

Porém, nesse processo de aprendizagem, o ser humano se depara com obstáculos com os quais, ele sozinho, é incapaz de lidar. Assim, faz-se necessária a interferência de especialistas. Quanto a isso destaca-se o Psicopedagogo, que é capaz que observar, analisar, diagnosticar, cuidar das dificuldades, trabalhando em conjunto com outros profissionais a fim de superar as barreiras encontradas.

Fruto de diversas pesquisas, o presente trabalho, que surgiu da necessidade de relatar a importância do Psicopedagogo, principalmente dentro da escola, tem justamente o objetivo fazer uma abordagem sobre a atuação e importância deste profissional indispensável no âmbito escolar, no qual contribui significantemente para o processo de ensino e aprendizagem.

O que é e para que surgiu a Psicopedagogia

Inicialmente as ações psicopedagógicas surgiram na França, essas por sua vez, influenciaram a Argentina, trazendo assim a prática ao Brasil.

A literatura francesa influencia as ideias sobre Psicopedagogia na Argentina, a qual, por sua vez, influencia a práxis brasileiras. A psicopedagogia francesa apresenta algumas considerações sobre o termo Psicopedagogia e sobre a origem dessas ideias na Europa, e os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro médico psicopedagógico na França, em que se percebem as primeiras tentativas de articulação entre medicina, psicologia, psicanálise e pedagogia, na solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem (BOSSA, 2007, p. 39).

Por influência francesa, a Psicopedagogia surgiu na Argentina e Buenos Aires, sua capital, foi a primeira cidade a oferecer o curso de graduação em Psicopedagogia. Posteriormente, no final de 1970, ela foi introduzida no Brasil, mais especificadamente no Rio Grande do Sul por meio de cursos de especialização. Durante a década de 70 os relatórios médicos normalmente atribuíam os problemas de aprendizagem a uma disfunção neurológica não detectável em exame clínico chamada DCM (Disfunção Cerebral Mínima). Esse termo foi usado muito frequentemente para rotular crianças com tais problemas e para camuflar os de natureza pedagógica, ou seja, para justificar a não posição dos educadores em relação a modificar a realidade dos educandos que estavam nessa situação. Dessa forma, a Psicopedagogia surgiu para superar as explicações uni causais do “fracasso escolar”, isto é, conforme afirma Scoz (2001), “nem as estruturas cognitivas, nem a afetividade e nem a influência do meio social por si só conseguem explicar os processos normais e patológicos da aprendizagem”.

É possível definir a Psicopedagogia como uma área que estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, mais especificamente os bloqueios contidos nesse processo. O psicopedagogo buscará compreender os fatores que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes na busca pela aprendizagem. Assim, ao diagnosticar esses fatores, por exemplo, o déficit de atenção, o distúrbio da fala, entre outros, o profissional intervirá promovendo atividades que estimulem as funções cognitivas, assim como elaborará sugestões metodológicas e de orientação educacional e vocacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (135.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com