TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia Na Escola

Pesquisas Acadêmicas: Psicopedagogia Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA

Objetivo:Este projeto visa apresentar a escola uma nova possibilidade de trabalho com as dificuldades e os transtornos de aprendizagem tão comuns hoje em dia.

O projeto também visa levar os educadores a refletirem sobre as formas de “ensinagem”, que representam parcela significativa no resultado da aprendizagem das crianças em geral.

Com o projeto busca-se o encaminhamento de alunos com dificuldade para o acompanhamento de profissionais técnicos conforme a necessidade dos mesmos.

A orientação a pais sobre hábitos de estudos de seus filhos, sobre ambiente alfabetizador, sobre a interferência da família na aprendizagem das crianças.

O que é Psicopedagogia?

“A psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores” (Telma Weis 1991, p.6).

A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda – o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da psicologia e da própria pedagogia. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve preocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem.(Nadia Bossa 2000, p.21)

Concluindo a psicopedagogia está relacionada ao aprender do aluno e do professor e consequentemente as formas de ensinar promovidas pela sociedade, pela família e pela escola.

Atuação psicopedagógica na escola:

A introdução da psicopedagogia na escola, tem um carater preventivo, no sentido de adequação dos processos didáticos-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem diretamente no processo de aprendizagem

O psicopedagogo pode atuar na escola:

- em diagnósticos de um grupo com dificuldades gerais de aprendizagem.

-em orientação a professores através de palestras formativas e informativas.

-em orientaçao a pais quanto a forma de aprendizagem de seus filhos, hábitos de estudos, organização do ambiente de estudo familiar, acompanhamento do desenvolvimento escolar entre outros.

-diretamente com o aluno no sentido de encaminhar o mesmo quando necessário para um acompanhamento técnico especializado.

Meu aluno não aprende:

O índice de crianças com dificuldades de aprendizagem aumentou?

Pode ter aumentado, porém o olhar mais sensível do educador tem permitido a identificação mas ampla e antecipada de dificuldades de aprendizagem.

Há algum tempo atrás o aluno que não aprendia era considerado, preguiçoso, desinteressado, “um astronauta” que vivia no mundo da lua ou até mesmo um indisciplinado. Hoje sabemos que mesmo aquele aluno que é somente indisciplinado pode demonstrar que algo não está bem com ele.

E é neste momento que a figura do psicopedagogo pode contribuir, no sentido de auxiliar coordenação e professores a encontrar onde está a dificuldade e quais as formas de entender como determinado aluno aprende.

Transtornos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com