TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminários Temáticos em Educação

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  5.260 Visualizações

Página 1 de 2

Seminários Temáticos em Educação

Nome do aluno(a):Cibele Munis e Souza

RGM:25054546

Curso: Pedagogia                                                    Semestre: 4°/A

Tipo de Linguagem: Linguagens Audiovisuais e músicas

Trabalho analisado (link ou nome da obra: Aquarela – Toquinho

Tutor (a): Kelly Coutinho

Título da sua atividade/unidade

A vida numa aquarela / 2

Introdução 

  Desde a infância a canção Aquarela de toquinho faz parte da vida de muitas pessoas. A música é dedicada ao mundo infantil, essa canção fez parte de um comercial da empresa de lápis Faber – Castell no ano de 1984, a partir daí fez muito sucesso. A letra nos remete a uma reflexão sobre a nossa existência, ela nos recorda da necessidade de se imaginar, contemplar a beleza de poder ir além de nossas capacidades de criação.

Desenvolvimento

  A letra da música é bem extensa com muitos parágrafos e sem refrão. Ela possui um eu-lírico que através de muitos versos faz com que sejamos capazes de voltar a nossa imaginação infantil criar fantasias sobre o mundo e nossa existência. A canção é uma música solar com partes distintas, como no filme `` A vida é bela`` de Roberto Benigni, que traz uma interpretação solar e cinza no qual há conflitos a ser questionados.

  No primeiro trecho da canção inicial, vemos que com apenas alguns traços é possível criar um mundo colorido e feliz. Essa parte se refere ao solar que com a imaginação tudo se torna fácil e leve. Ao chegar no verso ``um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está ``. Esse muro e futuro refere- se a parte cinza da canção, que a criança está crescendo, mas pressa atras do muro e junto disso vem as cobranças, dificuldades e expectativas da vida.

   

Considerações Finais

  Quando crescemos perdemos o contato com o mundo imaginário, mas elas ainda continuam vivas em nossas memorias. Em o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, nesse trecho notamos que não temos controle de nada na vida. O descolorirá apresentado nos últimos versos da música quer dizer que ao crescer o mundo não será mais o mesmo que se via em imaginação, que tudo um dia acaba.

 Nessa estrada não nos cabe / Conhecer ou ver o que virá/ O fim dela ninguém sabe/Bem ao certo onde vai dar/Vamos todos/Numa linda passarela/De uma aquarela/Que um dia enfim/Descolorirá…


Referências 

www.letras.mus.br/blog/aquarela-do-brasil-historia/

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (424.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com