TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sesafio da educação

Por:   •  5/6/2018  •  Dissertação  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
                     Relatório da Pratica Interdisciplinar II
                     Curso: Pedagogia PED 2218  
                       
Acadêmicos
                             Juciane Pereira da Conceição Réus
                             Cintia Cristiane N. da Costa
                        Eliete Thomaz
                        Neiva Souza 
                       
Tutor externo
                             
Eunidio Luiz Ronnov               
                       

                       Os Desafios da Educação                                                                                       

    A educação enfrenta obstáculo em seu processo de ensino e aprendizagem e de formação do ser humano enquanto sujeito crítico e pensante. Percebe-se também que o desafio da sala de aula não acontece somente ali dentro, mas fora dela também, dizemos isto, porque o desafio visto na área educacional não são só da escola, mas sim de um todo.
             Nosso Estado (União),não consegue enxergar que educação é um dos setores que necessitam de investimento, tanto financeiro, quanto legal, as escolas sobrevivem hoje porque têm gestores que conseguem adequar e organizar bem o andamento das verbas que entram, claro muitas escolas se afundam também por terem péssimos gestores. Outro desafio encontrado fora de sala de aula são as famílias de hoje que não tem mais base, e não estamos falando de todo o movimento e causas atuais que vemos no país, por exemplo, a causa da homoafetiva, onde novos tipos de família começam a surgir, pai, pai e filho, ou, mãe, mãe e filho, entre outros tipos que agora são mais comuns. Mas estamos falando sobre os valores da família – e isso pouco importa o tipo de família – mas estamos colocando sobre os valores éticos, morais e de caráter que vem sendo esquecidos, e estão se abrindo portas para o desrespeito, falta de decência e principalmente educação. Os pais hoje, em sua grande maioria, são jovens que se tornam pais muito cedo e acabam não criando experiência de vida para dar base a uma família bem estruturada. Nas salas hoje vemos desde crianças até adolescentes, que insistem em confrontar e desrespeitar professores, chegando até a agressão física. Percebe-se também o aumento dos direitos adquiridos e dos deveres que não estão sendo cumpridos. Nosso país perdeu noções de civismo, patriotismo e moral, vemos um governo fraco, que prefere o poder e esquece-se de mantê-lo.
             Mas não podemos deixar de citar que os desafios da educação acontecem também dentro das próprias escolas, onde professores despreparados não assumem suas responsabilidades enquanto educadores. Vemos profissionais que enxergam a educação como um cabide de empregos, e que não entendem a seriedade da profissão. Existe um grande desafio a ser superado na formação de docentes, pois para muitos se formarem a professor é algo simples e até sem muitos status.
             Como acabar com tantos problemas, sendo que eles estão em muitos lugares? Essa é uma pergunta difícil, mas precisamos sempre ter claro que a educação é de vital importância para formação de sujeito crítico, que analisa os fatos e consegue resolvê-los da maneira correta, mas acima de tudo devemos entender que nós professores somos responsáveis por boa parte deste processo, e devemos realiza-lo com extremo profissionalismo, dedicação e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com