TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de avaliação Brasileiro

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO: O SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO. DISCIPLINA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Discente: Laura Marino Machado

Prof. Dr. Ana Carolina Biscalquini Talamoni.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

SÃO VICENTE

2017

A ideia de um sistema de avaliação externo surgiu ainda no período de redemocratização do país (1985), onde criou-se muitas escolas e, consequentemente, aumentou o acesso ao ensino. Porém, o acesso ao ensino não significa qualidade, já que em cada sistema existia um tipo de curriculo, tornando a educação no Brasil uma verdadeira bagunça.

Desta forma, criou-se o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), tendo como objetivo saber como está o nível e a qualidade de ensino nos três diferentes sistemas de educação.

A base do SAEB sempre foi a discussão, o debate, estabelecendo acordos e evoluindo sempre para entrar em um consenso entre os agentes do sistema educacional e a sociedade, e fazendo com que olhassem para a escola como uma prestadora de serviços, gerando produto, ou seja, o aprendizado do aluno. Em contrapartida, mesmo estabelecendo um consenso entre MEC, agentes de educação e sociedade, o SAEB não é capaz de medir alguns aspectos como afeto, valores, atitute, imperatividade e afins, indo muito além do seu alcance. Logo, é necessário uma constante atualização das formas de avaliação, visando sempre melhorar e tentar abordar todas esses aspectos que não são cotados.

É importante ressaltar que, em termos de aprendizagem e aquisição de conhecimento, o SAEB é sim capaz de obter resultados e fazer comparaçoes com o nível de qualidade de uma escola no Nordeste e uma no Sul, por exemplo. Concomitantemente, há variantes nisto também, visto que, em muitas avaliaçoes externas, a escola ganha uma certa quantia se obtiver um bom desempenho,  ocasionando muitos casos em que as provas são burladas e afins.

Tipos de avaliações externas existentes atualmente:

  • Provinha Brasil - avaliação diagnóstica de nível de alfabetização de crianças matriculadas no segundo ano de escolarização de escolas públicas. Essa avaliação acontece uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em diferentes períodos ajuda os professores a realizar um diagnóstico mais preciso e ver o que foi agregado na aprendizagem das crianças no intervalo de tempo.

  • Prova Brasil - é aplicada censitariamente aos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. A Prova Brasil oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que são utilizados no cálculo do Ideb.

Essas avaliações são realizadas a cada dois anos, sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, e também questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (225.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com