TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Matemática

Por:   •  13/6/2016  •  Dissertação  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

Como surgiu a Matemática.

A História da Matemática é um dos capítulos mais interessantes do conhecimento. Sendo a Matemática a Ciência dos números e cálculos, que surgiu devido a necessidade dos povos em organizar e facilitar a vida.Povos chamados de caçadores nômades, quando desenvolveram uma agricultura complexa, começa a aparecer a necessidade de contar .

Tendo em vista que efetuando essa contagem rudimentar o processo teve que ser sistematizado. É importante lembrar que alguns historiadores datam o surgimento da contagem, entre 10000 a 50000 mil anos atrás.

A contagem que era realizada por estes povos era chamada de “contagem de riscos”, que se baseava em um risco para cada elemento da aldeia (animal, fruta, alimentos).

E à medida que essa sociedade crescia o habito da contagem de riscos passa a ser feita através de agrupamentos. Para cada animal que entrava no pasto era colocada uma pedra dentro do saco, ao final do dia, para cada animal que voltava para o cercado era retirada uma pedra.

Assim era possível manter o controle, começa neste momento a ser usado o cálculo. Era marcado o fim da Pré História e seus progressos em relação a contagem seriam mais intensificados agora no Egito.

No Egito a noção de número não era utilizada somente nos comércios de trocas e sim na construção de pirâmides. Então houve uma preocupação, pois como fazer esses cálculos precisos com agrupamentos de pedras ou madeira? Foi partindo dessa necessidade que os estudiosos criam os símbolos. Essa criação foi um passo muito importante para o desenvolvimento da matemática como a conhecemos hoje.

O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave: 1 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000. Eles estabeleceram símbolos para cada um deles e, com estes desenhos, escreviam os outros números e faziam contas.

Através deste sistema de numeração os egípcios conseguiam efetuar todos os cálculos que envolviam números inteiros, utilizando o método da adição.

Ainda observando a natureza como a inundação anual do Nilo e a observação das estrelas dão-se inicio ao primeiro calendário, outra contribuição fundamental para o surgimento da matemática.Porém temos uma escassez de fontes documentadas desta Matemática Egípcia.

Um contraste com a Matemática Babilônica que obtêm um conhecimento trazido de 400 tábuas de argila, datadas com 1800 a 1600 a.C.Essas tábuas eram escritas com a argila ainda mole e depois cozinhadas em fornos ou sob o sol. Nelas encontramos tópicos sobre álgebra, frações, equações e Teorema de Pitágoras.

Já a contribuição dos filósofos pré- socráticos á matemática, são questionáveis pela falta de organização da documentação. As mais antigas evidências concretas sobre a matemática se referem á Hipócrates de Quios (470 a.C. - 400 a.C).Foram os gregos que introduziram as provas dedutivas e os teoremas demonstrativos que tornaram a Matemática em uma ciência.

A própria palavra Matemática tem origem grega, e compreendia a aritmética, a geometria, a astronomia e a mecânica.Porém foi na Roma de miséria e luxo que se desenvolveu o conceito e o aperfeiçoamento do número concreto.

O sistema de numeração romano, assim como os dos gregos e dos hebreus, usava letras do alfabeto para representar quantidades. Mas no caso dos romanos eram apenas sete letras: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000). Era um sistema ordenado, já que a ordem dos símbolos importava: VI (seis) era diferente de IV (quatro).

No entanto não eram somente essas civilizações que tinham contato com o sistema de numeração, a chinesa e a indiana também desenvolveram formas próprias de representar quantidades.

Na China, o sistema numérico era decimal e os números eram representados por símbolos próprios da escrita chinesa. Este sistema começou a ser desvendado com a descoberta de escritos chineses em cascos e ossos de tartaruga datados de mais de 3000 anos atrás.

Os indianos construíram um sistema decimal e posicional. Isto porque ele é formado por dez símbolos, com os quais se escreve qualquer número. E seu valor depende da ordem em que o número aparece. Outra aquisição dos hindus foi à criação do zero, pois não foi algo inventado inicialmente.

Baseado em todas essas influências foi criado o sistema numérico que reconhecemos hoje, criados pelos hindus e divulgados pelos árabes, por isso ficou conhecido como sistema de numeraçãoindo-arábico.

Um dos grandes problemas do homem começou a ser a representação de grandes quantidades. A solução para isto foi instituir uma base para os sistemas de numeração. Os numerais indo-arábicos e a maioria dos outros sistemas de numeração usam a base dez, isto porque o princípio da contagem se deu em correspondência com os dedos das mãos de um indivíduo normal.

Na base dez, cada dez unidades são representadas por uma dezena, que é formada pelo número um e o número zero: 10.A base dez já aparecia no sistema de numeração chinês.Os sumérios e os babilônios usavam a base sessenta.

As formas dos números também tem relação com a origem, utilizando os ângulos.O número 1 contém um ângulo; o número 2, dois ângulos e assim sucessivamente. O zero significa nada, nenhum valor, logo não tem nenhum ângulo.Com o tempo foram esquecidos os ângulos para indicar quantidade e apenas os números bastavam.

1.1 A História da Matemática no Brasil.

A História da Matemática no Brasil ao longo dos tradicionais períodos político administrativo tem como referência o próprio conhecimento matemático, pode ser agrupada em quatro períodos: a matemática jesuíta; a matemática militar; a matemática positivista e a matemática institucionalizada.

Os primeiros contatos com a Matemática no Brasil foram através das escolas elementares, criadas pelos padres liderados pelo padre Manuel de Nóbrega.

Nestas escolas eram ensinados os conhecimentos matemáticos vindo da escrita dos números no sistema de numeração decimal e oestudo das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.

O conceito matemático era pouco utilizado dando grande lugar ao latim.

Com a expulsão dos jesuítas do país, logo evidenciamos o surgimento das “aulas régias”, que tinha prioridade no ensino de gramatica, latim, o grego, a filosofia e a retórica, e somente depois as disciplinas ligadas a matemática. Porém essas aulas eram avulsas e tinham pouca adesão de alunos e uma grande dificuldades de achar professores para ministrar essas aulas.

A primeira escola oficial que iniciou efetivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com