TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE PEDAGOGIA MEIO AMBIENTE

Por:   •  7/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

POSTAGEM 2: ATVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

 

A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

   

ELIZENE DA COSTA LIMA                                              

RA 1927824

MARIA APARECIDA CARVALHO DE ALMEIDA              

         RA 1942866

ROSINEIDE DIAS DA ROCHA                                    

       RA 1941901

POLO

NIQUELÂNDIA II

2020

SUMÁRIO

1.        TEMA        3

2.        SITUAÇÃO-PROBLEMA        3

3.        JUSTIFICATIVA        3

3.1.        EMBASAMENTO TEÓRICO        4

4.        PÚBLICO-ALVO        6

5.        OBJETIVOS        6

6.        PERCURSO METODOLÓGICO        7

7.        RECURSOS        7

8.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        7

9.        AVALIAÇÃO        8

9.1.        PRODUTO FINAL        8

10.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        9

  1. TEMA

A importância da preservação do meio ambiente no ensino fundamental.

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA

        A principal função do trabalho como tema meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental de um modo comprometido com a vida, como bem-estar de cada um e da sociedade. E da necessidade de conscientizar a coleta seletiva do lixo no ambiente escolar, pois há uma quantidade muito grande de lixo, prejudicando e afetando o meio ambiente e o patrimônio escolar.

        A maioria das pessoas tem uma percepção equivocada do conceito geral de meio ambiente, se referindo como sendo apenas quanto às matas, plantas, rios e animais, porém o meio ambiente vai muito além, pois, é o meio onde o ser humano está inserido. Por isso trabalhar os conceitos de educação ambiental, alertando os alunos sobre nossas ações e pesquisar soluções para problemas ambientais é papel essencial da escola e uma preocupação para os professores que buscam numa educação de qualidade, não só apresentar os conteúdos programados, como inserir os conceitos na vida social dos alunos. Neste sentido, a escola deve possibilitar uma educação de respeito às diversidades biológicas, culturais e étnicas entre os homens e do homem com o meio ambiente, assim o papel do professor se torna fundamental para a construção de uma nova sociedade, pois, é evidente a necessidade de mudanças visando à melhoria na qualidade de vida do ser humano. Uma das tarefas do professor na atualidade é levantar um dos graves problemas sociais, ocorridos no mundo, quanto à forma como o ser humano vem utilizando os recursos naturais do seu meio ambiente.

  1. JUSTIFICATIVA

        Entendemos que ao se tratar de Meio Ambiente devemos mostrar que o ser humano também faz parte dele e com ele estabelece relações sociais, econômicas e culturais. O educando deve perceber-se como parte do meio ambiente e deve compreender que seus atos têm impacto muito grande sobre a natureza em que vive, e é nesse pensar que deve ser construído desde a infância no ambiente escolar a educação ambiental, pois ela não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas.

        É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a vida de todos os seres vivos. Afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada. Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para se desintegrar.

        Durante o decorrer do projeto as datas comemorativas serão trabalhadas com atividades relacionadas a reciclagem e preservação do meio ambiente, levando em consideração cada tema. Terá a criação do projeto de reciclagem do lixo, para promover uma educação ambiental na escola tendo o como principal aliado os alunos e suas famílias, para conhecerem a realidade onde vivem, e apreender maneiras de preservar o meio ambiente usando a criatividade de cada um, fazendo arte com garrafas pets.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

        A humanidade sempre buscou no meio ambiente satisfazer suas necessidades básicas em termos de água, alimento, saúde e energia, sem se preocupar com o término desses recursos que muitas vezes custam à vida de outros seres vivos do meio. É certo que quanto mais uma sociedade cresce e se desenvolve, mais ela produz e enriquece, porém, provoca uma quantidade muito maior de problemas ambientais. Por muito tempo o homem não se preocupou em como trabalhar esses problemas. Atualmente, observam-se grandes catástrofes ambientais como, por exemplo, queimadas, secas, chuvas ácidas, desgelo nos polos, tempestades tropicais entre outros, por isso é necessário a construção de uma sociedade que saiba usufruir de recursos naturais sem destruir a vida de outras espécies ou até mesmo do próprio homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com